Semana do Trânsito estimula reflexão sobre a imprudência nas ruas

09 de outubro de 2015

Ações bastante incisivas, como cruzes, blitz e simulação de acidentes, chamaram a atenção na cidade este ano

 

IMG-20151002-WA0005Simulação de um acidente foi o ponto alto da mobilização (fotos: Telma Staniszewski e jornal ACONTECEU)

 

Campanha de nível nacional e adotada como lei municipal em São Mateus do Sul desde 2014, a Semana do Trânsito mobilizou diversas instituições a fim de conscientizar a população sobre os perigos da imprudência e da desatenção no trânsito, entre 18 e 25 de setembro. Na capital do xisto, as ações repetiram a linha de atuação adotada no ano passado, de provocar e sensibilizar as pessoas com ações incisivas.

O destaque este ano foi a realização de uma simulação de um acidente — um atropelamento envolvendo adolescentes no cruzamento da avenida Ozy Mendonça de Lima com a rua Dom Pedro II. Como poucos sabiam da ação, o impacto foi visível. “Por mais que tenha sido apenas uma simulação, veio a chocar a população e fazer refletir que a imprudência no trânsito pode ceifar a vida de inocentes”, destaca a presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Genesi Nalin Bettanin.

Além do Conseg, as atividades tiveram a parceria da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e alunos do Colégio Estadual São Mateus, na realização de palestras educativas, panfletagem e colocação de cruzes nas rotatórias da avenida, levando mensagens reflexivas aos motoristas. Para Genesi, as ações tiveram resultado bastante satisfatório, por ajudar a tornar a cultura da prevenção algo presente na realidade de São Mateus. “Este trabalho tem valor inestimável, pois toda e qualquer ação que evite um acidente na nossa cidade é fundamental. Com a prevenção evitamos a tragédia, e é por meio da educação que teremos um trânsito seguro”.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) estima que mais de 60 mil veículos e 90 mil pessoas foram abordados em ações realizadas durante a Semana do Trânsito no Estado, somente pelo órgão, em parceria com as polícias. Neste ano, a campanha incentivou motoristas, pedestres e ciclistas a repensarem suas atitudes nas ruas e rodovias para preservar a vida, com o lema “Seja você a mudança no trânsito”. “É preciso refletir sobre as atitudes de cada um dentro desse grande sistema, para que tenhamos um trânsito cada vez melhor”, reforça o diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.

 

Dados

Nos encontros de preparação para as atividades alusivas ao trânsito na cidade, órgãos de segurança trouxeram dados relevantes e preocupantes a respeito do índice de acidentes e de infrações de trânsito em São Mateus. Em 2014, ocorreram 174 acidentes nas vias urbanas da cidade, conforme dados do Detran. Na circunscrição da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), de janeiro a agosto de 2015, foram 88 acidentes e 396 autuações, destacando-se a ultrapassagem em local proibido. Ainda em relação às infrações, a Polícia Militar registrou quase 200 autuações em 2015, a maioria por conduzir veículo sem habilitação, estacionar em local impróprio e dirigir fazendo uso do celular.

Somente no primeiro semestre deste ano, acidentes de trânsito fizeram oito mortes na cidade, segundo o Corpo de Bombeiros. As equipes locais atenderam mais de 80 ocorrências no período.

 

Comentários