Criado o 27º Batalhão da Polícia Militar

11 de março de 2016

Com sede em União da Vitória, Batalhão atenderá também São Mateus do Sul, que se tornará uma Companhia Independente e assim deverá melhorar estrutura e efetivo

 

_MG_8347Fotos: Arnaldo Alves/ANPr 

 

Em solenidade realizada no dia 3 de março, o governador do Paraná, Beto Richa, assinou o decreto de criação do 27º Batalhão da Polícia Militar (BPM). O município de União da Vitória passa de 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) para sede do 27º Batalhão, que contará com três companhias, uma delas em São Mateus do Sul.

O Batalhão abrangerá todos os municípios da então 2ª CIPM — União da Vitória, Porto Vitória, Bituruna, General Carneiro, Paula Freitas, Cruz Machado, Mallet e Paula Frontin — e também São Mateus do Sul, Antonio Olinto e São João do Triunfo, que atualmente pertencem à 1ª CIPM, sediada na Lapa.

A criação do 27º Batalhão se inclui no programa Paraná Seguro, que, entre as dezenas de ações, almeja o fortalecimento das forças de segurança. O principal retorno para a região beneficiada, segundo o governo, será o aumento do efetivo policial, que deve ir de 130 para cerca de 360 policiais. “União da Vitória e os demais municípios ganham mais segurança com essa estrutura e reforço no efetivo. A presença do Batalhão representa quase três vezes mais policiais, além de mais viaturas e equipamentos”, declarou o governador, durante o evento no município-sede.

Segundo o comandante do Batalhão, capitão Gilmar Golemba, a inclusão de novos policiais nomeados recentemente no Estado permitirá a rearticulação da PM na região até o final do ano. “Teremos uma distribuição técnica para cada município levando em conta quadro de ocorrências e geografia do município, bem como suas particularidades, aumentando o policiamento tático e também de trânsito”.

Participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas; o deputado federal Valdir Rossoni; os deputados estaduais Alexandre Curi e Hussein Bakri e prefeitos da região. Representando São Mateus do Sul, marcaram presença o prefeito, Clovis Ledur; o vice-prefeito, Clóvis Distéfano; e o secretário municipal de Meio Ambiente, José Ewerling.

 

O projeto

A criação do 27º BPM faz parte do projeto de lei nº 904/2015, aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em dezembro do ano passado. O pacote de mudanças fixa o efetivo da Polícia Militar do Paraná em 27.948 policiais e inclui também a criação do 26º BPM de Telêmaco Borba; a transferência da 3ª CIPM para o município de Loanda e a rearticulação da área do 8º BPM; a criação da 4ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar no município de Santa Helena; e a rearticulação da área da 1ª CIPM na Lapa.

Segundo o projeto, a inclusão dos municípios de São Mateus do Sul, Antonio Olinto e São João do Triunfo no 27º BPM se justifica em face das semelhanças socioeconômicas com os municípios da região de União da Vitória, além do fato de que São Mateus do Sul passará do nível de pelotão para o de companhia, propiciando-lhe melhor estrutura administrativa e operacional para o desenvolvimento da polícia ostensiva. A 1ª CIPM reduz sua área de atendimento, mas, de acordo com a proposta, não sofrerá redução em seu efetivo previsto.

 

Comentários