Vagas de São Mateus do Sul no Programa Mais Médicos são preenchidas já na 1ª chamada

20 de fevereiro de 2015

Médicos brasileiros irão compor ampla maioria das vagas abertas na nova etapa do programa do governo federal; dois profissionais solicitados já se apresentaram em São Mateus do Sul

mais-médicos

O Ministério da Saúde divulgou na última semana que 95% das 4.146 vagas ofertadas no novo edital do programa Mais Médicos em todo o país foram preenchidas na primeira chamada por profissionais brasileiros. No Paraná, 166 das 169 vagas solicitadas foram ocupadas por médicos com CRM Brasil, em 59 municípios, incluindo São Mateus do Sul.

Entre os 3,9 mil médicos inscritos, 59% selecionaram a modalidade do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab). São 2.330 estudantes que vão cumprir o Mais Médicos por um ano e, em seguida, poderão fazer as provas de residência médica com um bônus de 10% em qualquer lugar do país. Se preferirem, em 2016, eles podem continuar no Mais Médicos desde que haja concordância da prefeitura.

Segundo o Ministério, esta é a maior adesão de trabalhadores com registro médico nacional já registrada desde o início do programa, anunciado em 2013 e ampliado neste ano. A partir do dia 11 de fevereiro, teve início o prazo para que esses profissionais se apresentem nos municípios, devendo começar a trabalhar já em março. Caso isso não ocorra, as vagas irão para a segunda chamada.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus do Sul, os dois profissionais que se inscreveram para as vagas abertas na cidade se apresentaram na sexta-feira, 13 de fevereiro. Mariana Midoci Bando, natural de Curitiba, e João Paulo Schreiner Correa, natural de União da Vitória, começam a trabalhar no dia 2 de março. Segundo a secretária Fernanda Garcia Sardanha, os locais onde os médicos atuarão ainda não foram definidos. “Provavelmente um ficará na região central e outro será escalado para atuar em uma comunidade do interior”, adianta Fernanda.

Comentários