Vacinação contra a gripe deve começar no dia 25

15 de abril de 2016

Aumento do número de casos motivou o estado do Paraná a antecipar a campanha

 

Levando em conta o aumento da incidência dos casos de gripe recentemente, o Paraná decidiu também antecipar a campanha de imunização deste ano. As vacinas devem estar disponíveis nas unidades de saúde a partir do dia 25 de abril.

“Tendo em vista a queda nas temperaturas e o aumento no número de casos em São Paulo, entendemos que é necessário iniciar a campanha mais cedo. Para viabilizar isso, tivemos que lutar por mais doses em Brasília e organizar um amplo processo de logística para a distribuição da vacina no Paraná”, declarou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, em recente coletiva de imprensa.

O Dia D da campanha está previsto para o dia 30 de abril, quando mais equipes de saúde devem ficar à disposição da população. O setor local de Epidemiologia também já está se programando para cumprir um cronograma nas comunidades o interior de São Mateus do Sul, no início de maio.

Assim como no ano passado, terão direito à vacina gratuita idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias (puérperas), doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional.

 

Suspeita

Os sintomas sofridos por um morador do interior de Antonio Olinto que morreu na semana passada levantou a suspeita de que ele poderia ser uma vítima do vírus H1N1. A situação, no entanto, ainda não é confirmada. O resultado da análise do material colhido deve ser informado em breve pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Comentários