São Mateus do Sul confirma sete casos positivos de H1N1

20 de maio de 2016

DSC_0018

 

Nesta sexta-feira (20), último dia da campanha nacional de vacinação contra a gripe, o município de São Mateus do Sul confirmou sete casos positivos de gripe H1N1. Segundo o setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, o resultado representa metade das coletas realizadas para análise, de pacientes que tinham suspeita do vírus.

Conforme o balanço divulgado hoje, o município conseguiu atingir a meta de imunização de 80% preconizada pelo Ministério da Saúde nas puérperas (89,13%), trabalhadores de saúde (91,14%) e nos idosos (100%). A meta não foi atingida nas crianças de seis meses a menores de cinco anos (78%) e nas gestantes (72%).

Conforme informações do setor de Imunização, a 6ª Regional de Saúde ainda não determinou a liberação das doses restantes da vacina para o restante da população, justamente devido às muitas pessoas do público-alvo que ainda não se vacinaram. As informações serão atualizadas na segunda-feira (23).

 

Sintomas da gripe H1N1

Os sintomas da gripe A são bastante parecidos com os da comum: febre alta, falta de apetite, dores musculares, indisposição e tosse. Algumas pessoas também relataram dor de garganta, náusea, vômito e diarreia. Mas, apesar da semelhança entre elas, o problema do H1N1 é que ele apresenta uma gravidade maior. Os dez sintomas mais importantes que a gripe H1N1 pode provocar, e que diferenciam da gripe comum, são:

  • Febre repentina que supera os 38° C;
  • Tosse intensa;
  • Dor de cabeça constante;
  • Dor nas articulações e nos músculos;
  • Falta de apetite;
  • Calafrios frequentes;
  • Nariz entupido, espirros e falta de ar;
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia;
  • Mal estar geral.

 

Recomendações da Secretaria Municipal de Saúde

Recomenda-se que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavar com água e sabão.

Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.

A Secretaria da Saúde recomenda também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas (ou procurar) imediatamente para uma unidade básica de saúde. Se diagnosticada como caso suspeito de gripe, o médico deve receitar o medicamento Tamiflu (Oseltamivir), mesmo sem sua confirmação por exames laboratoriais.

Comentários