São Mateus deve receber mais profissionais do Programa Mais Médicos

30 de janeiro de 2015

Cidade foi novamente contemplada em edital do Ministério da Saúde e pode reforçar equipe já composta por 10 médicos oriundos do Programa

mais-médicos

O Ministério da Saúde divulgou na semana passada a ampliação do Programa Mais Médicos a partir de novo edital, que permite a adesão de 1,5 mil municípios — 62 no Paraná. Na nova chamada, entra São Mateus do Sul, que já possui dez médicos atuando pelo Programa, contratados no quarto ciclo de seleção, em abril do ano passado.

De acordo com o Ministério, o novo edital visa a atender cidades mais vulneráveis. Reforça a equipe de 1076 municípios contemplados na etapa anterior e alcança 424 municípios que ainda não aderiram ao programa do governo federal.

Municípios e médicos brasileiros tiveram até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa, por isso, ainda não é possível afirmar quantas novas vagas serão criadas nesta etapa. Para os brasileiros formados no exterior, as inscrições ocorrem em abril e os profissionais estrangeiros começam a ser chamados no início de maio, no caso de ainda haver vagas.

Os profissionais cubanos que passaram a atuar em São Mateus do Sul na etapa anterior foram destacados principalmente para as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF), recebendo salário do governo federal e ajuda de custo para moradia e alimentação do município. Naquele período, a Prefeitura manifestou haver grande carência de médicos na atenção básica local. Questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a contemplação do município neste edital, mas informou que a equipe ainda não havia definido se vai solicitar e, em caso afirmativo, quantos profissionais deve pedir nesta nova fase.

No dia 22, o município esteve presente em uma reunião em Curitiba, promovida pelo Ministério da Saúde com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná e da Secretaria de Estado da Saúde com o objetivo de divulgar e alinhar informações sobre a implantação da nova etapa do Programa Mais Médicos. A equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde informa que leva em conta o elevado índice de satisfação da população atendida pelos profissionais que já atuam na cidade para dar sequência à tramitação de documentação e estrutura necessária para colocar o município em condições de receber novos médicos. “Essas condições dependem também de fatores como a realização de concurso público, visando o preenchimento de cargos na área da saúde e outras áreas que complementarão as equipes que hoje atuam nas ESFs espalhadas por diversas localidades da área rural e bairros do município”, destaca a Secretaria.

Foto: Arquivo

DSC_2615

Fase anterior do Programa trouxe 10 médicos cubanos a São Mateus do Sul

Comentários