Programa de combate às drogas vai capacitar comunidade para estratégias de prevenção

01 de agosto de 2014

Iniciativa vai envolver diversos setores da sociedade, para que eles sejam multiplicadores das informações

794programa-drogas

Todo o município deve se mobilizar em uma causa comum, nos próximos dias, que é o combate e o conhecimento de ações diante de situações de uso e abuso de drogas. A iniciativa foi apresentada na última segunda-feira, 28, durante sessão da Câmara de Vereadores, pelo psicólogo especialista em psicologia clínica, organizacional e dependência química, Dionísio Banaszewski.

O objetivo, segundo Dionísio, é organizar capacitação e estratégias para a divulgação de informações à comunidade relacionadas à atenção, prevenção e combate às drogas no município, envolvendo representantes de diversos setores da sociedade, como igrejas, sindicatos, conselhos, escolas, Ministério Público, empresas, associações e mídia em geral, além da polícia e da Prefeitura, que serão multiplicadores das informações.

De acordo com o psicólogo, as estatísticas apontam que 10% da população economicamente ativa têm problemas com alcoolismo no mundo. No Brasil, são de 13% a 15%, chegando a até 24% em alguns estados. “Um dependente não usa porque quer, mas porque precisa. A dependência é uma doença”, alerta. Além da informação e prevenção, o programa vai atuar no tratamento de dependentes, da família e sua reinserção social.

O projeto está levantando dados sobre processos relacionados ao uso de substâncias psicoativas na cidade, e tem um calendário de atividades programado até o mês de setembro, incluindo palestras, audiências públicas, pequenos cursos e organização de uma rede de apoio.

A Prefeitura deverá apresentar um projeto de lei à Câmara de Vereadores, para ser aprovado e permitir a implantação programa. O próprio Legislativo já se colocou à disposição, inclusive se dispondo a convocar reuniões extraordinárias para apresentar as fases do projeto.

Fotos: jornal ACONTECEU

794programa-drogas-1

Comentários