Outubro Rosa começa com passeata e “Dia D” em São Mateus

09 de outubro de 2015

Ações estimularam a prevenção contra o câncer de mama e promoção da saúde da mulher

 

DSC_0946Concentração em frente à Prefeitura, durante a passeata, ajudou a propagar a campanha pela cidade (Fotos: jornal ACONTECEU)

 

A cor rosa se destaca pelas ruas, órgãos, públicos, comércios e escritórios em São Mateus do Sul desde quinta-feira (1º), dia que marcou a abertura da campanha Outubro Rosa, que conscientiza sobre a saúde da mulher e a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A programação começou com uma passeata e concentração em frente à Prefeitura, o que ajudou a propagar a mensagem da campanha pela cidade, contagiando novos apoiadores.

Na ocasião, representantes da campanha destacaram os princípios do Outubro Rosa. A presidente local da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Rita Fayad, ensinou a realizar o autoexame e chamou atenção para a prevenção. “Quando diagnosticado precocemente, o câncer tem 90% de chance de cura. Por isso, estejam sempre alertas”, destacou, chamando atenção também para os direitos dos pacientes. “Existe uma série de direitos a se reivindicar. Os pacientes que eu visito se abatem, mas depois se levantam. Têm um astral melhor do que cada um de nós, porque têm vontade de viver”.

Sábado (3), por sua vez, foi considerado o “Dia D” da campanha, dedicado à realização de atendimentos especiais nas unidades de saúde, palestras, coleta de preventivo e orientações sobre saúde bucal, câncer de mama e de colo de útero. Na Feira do Produtor, também teve uma equipe distribuindo materiais informativos.

Ainda estão previstas mais palestras, blitz, exames de mama e solicitações de mamografia durante todo o mês. As ações são realizadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, Secretaria de Saúde, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIA), Conselho da Mulher Empresária (CME), e Federação do Comércio e Indústria do Paraná (Faciap), além de entidades convidadas e outras que também se sensibilizaram e estão promovendo eventos particulares.

Confira a programação: programacao-out-rosa-nov-azul

 

Comentários