Outubro Rosa gera aumento de procura por preventivo e mamografia

31 de outubro de 2014

“Dia D” da campanha movimentou cidade no último sábado (25)

10397224_338094239698799_7521146373127050292_o

A campanha Outubro Rosa está chegando ao fim, e a proposta de enfatizar a importância da prevenção em relação ao câncer de mama e outras doenças femininas tem alcançado resultados bastante significativos. O “Dia D” da campanha, realizado no último sábado (25) em São Mateus do Sul, mobilizou equipes de saúde, empresas, entidades e voluntários, e refletiu no aumento da procura por exames preventivos.

Durante todo o dia, uma mobilização atraiu a atenção para o assunto no centro da cidade. Em frente ao Hotel São Mateus, também parceiro da causa, uma tenda foi armada e contou com venda de comidas e bebidas, por conta da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Apae, Adolescentro e Rotary Club, ocasião em que o público presente também recebia orientações de profissionais de saúde e voluntários. Nos principais cruzamentos da cidade, também houve uma equipe entregando panfletos informativos sobre o autoexame, e um passeio de motociclistas levando a cor rosa, símbolo da campanha, chamou a atenção pelas principais ruas.

Tudo acabou se refletindo grandemente no Centro de Saúde, que funcionou ativamente ao longo de todo o sábado, voltado especialmente para o atendimento de mulheres. De acordo com a enfermeira Anaê Caroline Pires, somente no sábado, foram realizadas cerca de cem coletas para o exame preventivo, e perto de 50 solicitações de mamografia. “A população aderiu para valer à campanha, de maneira surpreendente, permitindo que tudo ocorresse melhor do que o esperado”, expressa. “Em nome da Secretaria de Saúde, agradecemos à comunidade que se envolveu”, completa.

Mesmo com o fim do Outubro Rosa, é válido lembrar que a prevenção pelo diagnóstico precoce e tratamento imediato do câncer de mama, a começar pelo autoexame, deve ocorrer o ano todo. Para a prevenção de outras doenças femininas, como o câncer do colo de útero, por exemplo, o sistema de saúde público oferece o exame preventivo tanto no Centro de Saúde como nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF). No Centro de Saúde, as coletas ocorrem sempre nas segundas à tarde, quartas pela manhã e quintas à tarde, bastando agendamento e apresentação dos documentos pessoais.

807outubro rosa

Comentários