Outubro Rosa alerta quanto ao câncer de mama e prevenção feminina

10 de outubro de 2014

Equipes de saúde e Rede Feminina de Combate ao Câncer intensificam ações no mês de conscientização, com adesão de empresas e entidades

DSC_0099

Com o mês de outubro, inicia-se uma campanha bastante tradicional que foca na prevenção ao segundo tipo mais frequente de câncer, e o que mais atinge as mulheres no Brasil. O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama, que envolve ações com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Em São Mateus do Sul, as mobilizações já começaram, e envolvem intensificação dos trabalhos do sistema de saúde público e ações da Rede Feminina de Combate ao Câncer, com adesão também de empresas e outras entidades.

O setor de ginecologia do Centro de Saúde vem promovendo palestras e realizando o exame preventivo três vezes por semana, bastando a interessada procurar o Centro e se informar. Além disso, o dia 25 de outubro será o “Sábado D”, dia voltado para a realização de exames e ações de conscientização. Junto da Rede Feminina, colocará uma equipe dando orientações no centro da cidade, e no mesmo período os principais semáforos da cidade contarão com outra equipe entregando panfletos e brindes. Durante todo o dia, o Centro de Saúde realizará o preventivo, exame que ajuda a identificar outras doenças que, se descobertas no início, facilitam o tratamento.

A equipe do setor alerta quanto à importância de incentivar a realização do autoexame, que pode permitir identificar o nódulo no seio e alertar a mulher quanto à possibilidade do câncer de mama. “Foi registrado aumento no número de casos de câncer de mama na região, então é importante frisar na descoberta precoce da doença. Lembrando que tirar dúvidas e procurar um médico devem ser atitudes lembradas durante todo o ano”, alerta a profissional do setor, Anaê Caroline Pires.

A ação conjunta entre o setor de saúde a Rede Feminina de Combate ao Câncer consiste numa tenda armada em frente ao Hotel São Mateus, na rua Theodoro Toppel, também parceiro da iniciativa. Lá, haverá barracas com venda de comidas e bebidas durante todo o dia, por conta da Rede, da Apae, do Adolescentro e do Rotary Club. Os que prestigiarem receberão orientações dos profissionais de saúde. Além disso, um passeio de motociclistas deve percorrer as ruas da cidade levando a cor rosa e mensagens de conscientização.

Durante todo o mês de outubro, segundo a Rede Feminina, algumas empresas apoiarão a campanha e destinarão, de alguma forma, contribuições aos pacientes atendidos pela entidade. A loja Flou dará descontos aos clientes que doarem um quilo de alimento perecível na hora da compra, e o delivery Baita Batatas dividirá o lucro das vendas com a Rede Feminina em dois dias da semana. Ainda, empresas e instituições receberão palestras sobre câncer de mama, e o Clube Ideal Sãomateuense será palco para um baile, também no dia 25, com banda ao vivo e DJ, em prol da Rede e das entidades parceiras.

Para a presidente da Rede Feminina, Rita Fayad, o número de pessoas e entidades se unindo pelo Outubro Rosa enfatiza maior sensibilização da comunidade ao longo dos anos, o que colabora para levar maior conscientização. “Toda essa união é em favor da vida. E é muito gratificante poder reunir lazer e entretenimento, como fazemos este ano, com prevenção e união”, declara.

Foto: jornal ACONTECEU

 

Comentários