Meninas de 9 a 11 anos já podem receber segunda dose da vacina contra o HPV

18 de setembro de 2015

Vacina está sempre disponível na cidade, informa setor de Imunização

Em todo o país já está disponível a segunda dose da vacina contra o HPV para meninas de 9 a 11 anos, nas unidades de saúde. Conforme o esquema vacinal, a segunda dose deve ocorrer seis meses após a primeira vacinação, e a terceira dose depois de cinco anos, garantindo uma imunização eficaz e duradoura.

Em São Mateus do Sul, a segunda dose pode ser procurada no Centro de Saúde e também nos postos das vilas Bom Jesus, Americana e Palmeirinha, além das unidades de Rosas e Cambará, no interior. O setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde destaca que a vacina está sempre disponível, importante alerta para quem está nesta faixa etária e ainda não recebeu a primeira dose, assim como as meninas de 11 a 13 anos, grupo atendido no início da campanha.

A vacinação protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. “A vacina é segura e sua eficácia é reconhecida internacionalmente. Ela estimula a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. Caso os pais tenham alguma dúvida, devem entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, explica o coordenador do Programa Estadual de Imunização, João Luís Crivellaro.

Comentários