Equipes de imunização recebem capacitação sobre mudanças no sistema de vacinas

12 de setembro de 2014

Profissionais atuantes no município foram orientados sobre atualizações no registro dos atendimentos e sobre novidades no calendário de vacinas

DSC_1960

Ao longo dos dias 4 e 5 de setembro, os profissionais responsáveis pela área de vacinação nos vários postos de saúde do município passaram por uma capacitação, oferecida pela 6ª Regional de Saúde. O treinamento visou atualizar as equipes sobre as mudanças ocorridas no sistema de registro das vacinas, e também tratou das mais recentes inclusões no calendário de vacinação.

Participaram profissionais atuantes nas comunidades de Água Branca, Cambará, Lajeado, Rosas, Fluviópolis, vila Americana, vila Bom Jesus e vila Palmeirinha, além do Centro de Saúde. A capacitação se concentrou nas mudanças do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que agora permite o registro online dos dados de vacinação dos postos diretamente para o Ministério da Saúde, por meio de cadastro de cada unidade. O SI-PNI armazena os dados de todos os vacinados, facilitando o controle do estoque de vacinas e dinamizando o monitoramento do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias. “A 6ª Regional ministrou a capacitação aqui em São Mateus do Sul, sem a necessidade de que os profissionais fossem até União da Vitória, o que facilitou o processo. A questão agora é se adaptar ao cadastro e converter a mudança para atender a população da melhor maneira possível”, explica a coordenadora de Imunização, Rosângela Paul.

Na ocasião, foram reforçadas também questões sobre a inclusão das mais recentes vacinas no calendário de imunização: a vacina contra o HPV, que entrou este ano na rotina, e também a imunização contra a hepatite A, que entra agora em setembro no calendário.

Foto: jornal ACONTECEU

Comentários