Equipe de Campo Largo traz a São Mateus ações e resultados no combate às drogas

19 de junho de 2015

Município vem executando programa de prevenção e combate, recebendo exemplos bem sucedidos da região

IMG_5772Encontro contou com troca de experiências e apresentação de personagens utilizados para conscientizar os mais jovens (fotos: jornal ACONTECEU)

 

Na última sexta-feira (12), autoridades municipais e profissionais de diversas áreas de atuação, especialmente da saúde e assistência social, conheceram mais perto as ações que vêm sendo executadas na cidade de Campo Largo desde que o município criou a Secretaria de Políticas sobre Drogas. No Centro da Juventude, uma equipe daquela cidade mostrou ações e estratégias de atuação que estão dando resultados no combate às drogas.

A conversa faz parte das ações do Programa de Combate ao Álcool e Outras Drogas, trabalhado desde o ano passado em São Mateus do Sul de forma integrada entre vários setores da sociedade, para minimizar os problemas sociais causados pelas drogas. Na ocasião, foi enfatizado o trabalho de prevenção, principalmente entre os mais jovens, destacando a forma de abordagem. O assessor técnico da pasta, Emerson Zanetti, reforçou a importância de conhecer a realidade da comunidade local, a partir do contato direto com o povo, e disse que a prevenção primária deve ser bem articulada nas instituições de ensino. “É fundamental respeitar cada fase de desenvolvimento desses jovens, buscando diálogos compatíveis com o seu interesse. Para os alunos do ensino fundamental, trabalhamos de forma lúdica, para que a via de apreensão seja diferente, amarrando o lúdico com o positivo”, declarou.

Na mesma oportunidade, os presentes conheceram a abordagem realizada a partir dos personagens Alice, do clássico Alice no País das Maravilhas, e Cirilo, que servem como interlocutores para orientar as crianças dos anos iniciais sobre os problemas gerados pelo uso de substâncias psicoativas.

IMG_5761

Comentários