Conferência Municipal de Saúde discute carências e prioridades da área

17 de julho de 2015

Espaço possibilitou a participação popular nas propostas para melhorar a saúde pública

 dsc_0361Público pôde participar avaliando e propondo soluções para a melhoria da saúde no município  (foto: Assessoria PMSMS)

 

Com o tema “Qualidade com economia: atendimento humanizado com investimento adequado”, São Mateus do Sul promoveu, no sábado (11), a 10ª Conferência Municipal de Saúde, encontro voltado para discutir as carências e prioridades da área, abrindo espaço para representantes de diversos segmentos da sociedade. Realizado no Centro da Juventude, o evento também foi ocasião para a eleição do Conselho Municipal de Saúde (Comsas).

Realizada com a participação de grande público, formado por usuários, trabalhadores do setor, prestadores de serviço e sociedade civil organizada, a Conferência possibilitou avaliar a situação da saúde no município e propor melhorias para a área. A troca de informações, debate e formulação de propostas resultaram em um documento, que é um dos principais instrumentos de gestão para pautar os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde nos próximos anos, conforme explicou a secretária de Saúde, Fernanda Garcia Sardanha. “A saúde pública não se constrói de maneira centralizada, pelos gestores municipais, mas com a participação de todos; dos usuários do sistema, dos trabalhadores e dos prestadores de serviço”.

Além do relatório, foram definidos os representantes de São Mateus do Sul na 11ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece em agosto, em Curitiba. São eles: Paulo Golanowski (representante da Capela São Sebastião, no Passo do Meio); Rui Rossetim (representante do Sindipetro PR/SC); e Sílvia Botezini (representante da Associação de Moradores de Fluviópolis).

Por fim, o encontro permitiu a votação das entidades que passam a fazer parte do Comsas nos próximos dois anos — 14 vagas foram decididas em votação aberta e mais duas serão preenchidas com representantes dos gestores da Secretaria.

Comentários