Combate ao Aedes aegypti é tema da Semana Saúde na Escola

11 de março de 2016

Em escolas e Cmeis, estão sendo realizadas atividades educativas, palestras e atividades lúdicas com o foco na prevenção

 

DSC_0759Foto: Assessoria PMSMS

 

Com informações Assessoria PMSMS

A guerra contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e do zika vírus, é o tema da edição deste ano da Semana Saúde na Escola, atividade anual que coloca em evidência as ações e resultados do programa Saúde da Escola (PSE) nos municípios brasileiros.

A ação começou na segunda-feira (7) e vai até sexta-feira (11), em todo o país. Em São Mateus do Sul, segundo a Prefeitura, a Semana está trazendo diversas ações e atividades relacionadas ao combate ao mosquito dentro de 15 escolas e quatro creches públicas do município. São realizadas atividades educativas, palestras e atividades lúdicas com o foco na prevenção.

Com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes aegypti”, a proposta tem como principal motivação a necessidade a comunidade escolar ter acesso às informações necessárias no combate ao mosquito e à adoção de práticas sanitárias e saudáveis para a manutenção do ambiente escolar e residencial, limpos e seguros.

A Semana integra as ações do PSE em São Mateus do Sul, que é executado nas escolas em uma parceria entre as secretarias de Assistência Social, de Saúde, de Educação e Cultura, e a Pastoral da Criança, que formam um Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal, que auxilia o município a gerir o programa, com o apoio do governo federal.

O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 e tem como base a articulação entre escola e rede básica de saúde, promovendo políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, que se unem para promover saúde e educação integral. No ano passado, a Semana trabalhou temas relacionados à alimentação saudável e prática de atividades físicas, e atendeu quase 2 mil estudantes no município.

Comentários