Primeiros vereadores da Câmara Mirim de São Mateus do Sul tomam posse

05 de junho de 2015

Nove vereadores mirins e seus suplentes foram eleitos nas escolas municipais

 DSC_1344Solenidade marcou proposta de estímulo à cidadania dos pequenos (fotos: jornal ACONTECEU)

 

Dezoito jovens são-mateuenses conheceram de perto as primeiras noções de democracia de seus papéis como cidadãos. Nesta terça-feira (2), foram empossados os primeiros vereadores e suplentes da recém-criada Câmara Mirim de São Mateus do Sul, para a legislatura 2015/2016.

A Câmara Mirim se originou este ano a partir de um projeto de lei do Legislativo, por iniciativa da mesa diretora. As crianças escolhidas foram eleitas no ambiente escolar, e vão discutir juntas projetos para melhorar as escolas ou o entorno delas, exercendo sua cidadania.

A solenidade de posse contou com a presença dos vereadores de São Mateus do Sul e de autoridades do Poder Executivo, além de pais e professores. Na ocasião, os vereadores mirins receberam seus diplomas, prestaram juramento e assinaram o livro de posse. Três deles ainda usaram a plenária para manifestar seus agradecimentos e expectativas em relação à experiência pela qual passarão.

O presidente da Câmara, Enéas Melnisk, parabenizou os jovens, destacou seu papel junto à comunidade escolar e também a oportunidade de exercerem sua cidadania. “Olhar para vocês nos transmite esperança. Vocês vão aprender como a democracia funciona, trabalhando pelo futuro de suas escolas. Pedimos apoio e incentivo dos pais e da escola para que desempenhem seu papel da melhor forma. Vocês têm uma comunidade escolar para defender”.

Os vereadores, o prefeito Clóvis Ledur, o vice Clóvis Distéfano e a secretária de Educação e Cultura, Dinéa Distéfano Wiltenburg, parabenizaram a mesa diretora pela iniciativa, por permitir a inserção das crianças na vivência política de forma saudável, e destacaram os fundamentais valores a cultivar: honestidade, equidade e iniciativa. Na mesma oportunidade, as diretoras das escolas participantes foram homenageadas.

Os vereadores mirins já foram convocados para a primeira sessão ordinária, que acontecerá no dia 11 de junho, às 14h, ocasião em que se formará a mesa diretora e poderão ser apresentadas as primeiras proposições.

834camara2

834camaramirim

São os vereadores mirins e seus respectivos suplentes:

834vereadoresmirins

Comentários

Leia também:

dsc_0296

As últimas impressões de Ledur

23 de dezembro de 2016