Prazo de inscrição para mesários voluntários termina dia 30 de junho

24 de junho de 2016

DSC_0111

Foto: jornal ACONTECEU

A Justiça Eleitoral divulgou a necessidade da participação de aproximadamente 600 voluntários para trabalhos, no dia das eleições dos municípios de Antonio Olinto e São Mateus do Sul. Os mesários e demais auxiliares terão benefícios concedidos por sua participação. Serão dois dias de folga no serviço, em público ou privado, para cada dia à disposição da Justiça Eleitoral (inclusive pelos dias destinados à treinamento, preparação ou montagem de locais, além do dia de votação), sem prejuízo desconto salarial, de acordo com artigo 96 da Lei 9.504/1997; artigo 177 da Resolução TSE n.º 23.456/2015; e Portaria TRE/PR n.º 398/2016.
Também serão oferecidos, desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital; horas curriculares para estudantes universitários; reconhecimento de serviço prestado, por meio de certificado e auxílio alimentação, em dinheiro, para o dia da eleição.

Requisitos
É necessário ser eleitor maior de 18 anos, em dia com a Justiça Eleitoral, preferencialmente no local e na seção eleitoral em que vota. Parentes de candidatos, membros de diretórios de partido político, agentes policiais e servidores, sob cargos de confiança do Executivo não poderão voluntariar.
O cidadão convocado para trabalhar como mesário atuará como representante da Justiça Eleitoral na fiscalização dos trabalhos da mesa receptora de votos, assegurando o respeito à vontade do eleitor no intuito de garantir o exercício e a liberdade do voto, a tranquilidade e a ordem no ambiente de votação, bem como a transparência nos trabalhos.

Treinamento
O treinamento será realizado pelos servidores da Justiça Eleitoral, em datas a serem divulgadas e a participação no treinamento é obrigatória.
Com o objetivo de ampliar o formato de capacitação, a Justiça Eleitoral informa que, este ano, deverá realizar treinamento à distância, para uma parcela dos mesários.

Inscrições
O cadastro pode ser feito no Fórum Eleitoral de São Mateus do Sul, pessoalmente, ou no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, www.tre-pr.jus.br/eleitor/mesario-voluntario/mesário. A expectativa da convocação de mesários é para início de julho.
Mais informações, no Fórum Eleitoral, localizado na Rua Dom Pedro II, 785, no Centro de São Mateus do Sul. O horário de atendimento é das 12h. às 19h.

Comentários

Leia também:

dsc_0296

As últimas impressões de Ledur

23 de dezembro de 2016