Justiça Eleitoral continua recebendo inscrições para mesários voluntários

10 de junho de 2016

Em Antonio Olinto e São Mateus do Sul, são necessários cerca de 600 mesários

 

DSC_0117Foto: Arquivo/jornal ACONTECEU

 

Com informações 12ª Zona Eleitoral

Faltam menos de quatro meses para as eleições municipais deste ano, e a Justiça Eleitoral continua recebendo inscrições para mesários voluntários. Além de sinônimo de cidadania e de contribuição consciente para o fortalecimento da democracia, a atividade concede alguns benefícios a quem se voluntariar.

Todo eleitor maior de 18 anos, em dia com a Justiça Eleitoral, pode ser mesário, preferencialmente no local e na seção eleitoral em que vota. As exceções são candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, autoridades e agentes policiais, servidores em cargos de confiança do Executivo ou quem pertença ao serviço eleitoral.

No dia da eleição, ele atuará como representante da Justiça Eleitoral na fiscalização dos trabalhos da mesa receptora de votos, assegurando o respeito à vontade do eleitor, a tranquilidade no ambiente de votação, bem como a transparência nos trabalhos, colaborando com a lisura do pleito eleitoral.

Os mesários deverão, obrigatoriamente, participar de treinamento a ser realizado pelos servidores da Justiça Eleitoral, em datas a serem divulgadas. Para este ano há a expectativa de realização do treinamento à distância para uma parcela dos mesários, pois a Justiça Eleitoral quer fortalecer ainda mais o objetivo de ampliação desse formato de capacitação.

Os mesários também têm direito a alguns benefícios, como dois dias de folga no serviço, horas curriculares para universitários, e a participação ainda pode contar como critério de desempate em concursos públicos.

Quem tiver interesse em se voluntariar como mesário pode se cadastrar pessoalmente no Fórum Eleitoral de São Mateus do Sul ou no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (www.tre-pr.jus.br/eleitor/mesario-voluntario/mesario), preenchendo o formulário próprio. Mais informações podem ser obtidas no Fórum Eleitoral, situado na rua Dom Pedro II, nº 785, centro de São Mateus do Sul, das 12h às 19h, ou pelo telefone (42) 3532 1056.

Segundo a 12ª Zona Eleitoral, em cada eleição, a Justiça Eleitoral nos municípios de Antonio Olinto e São Mateus do Sul precisa da participação de aproximadamente 600 cidadãos como mesários e demais auxiliares, para garantir a eficiência das eleições.

Comentários

Leia também:

dsc_0296

As últimas impressões de Ledur

23 de dezembro de 2016