Jovens de São João do Triunfo participam de eleição simulada

30 de setembro de 2016

Objetivo foi demonstrar para os novos e futuros eleitores a dinâmica de uma votação

 

dsc_0062Fotos: jornal ACONTECEU 

 

Uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Justiça Eleitoral de São João do Triunfo promoveu, dia 9 de setembro, uma palestra sobre a importância do voto e também uma eleição simulada, para os jovens de 16 a 17 anos. A ideia foi demonstrar para os novos e futuros eleitores a dinâmica de uma votação, já que eles possuem idade para tirar o título e exercer o direito de voto.

Contando com a participação do juiz eleitoral, Jordano Bordignon, e do promotor de Justiça, Paulo Koslowski, ambos conversaram com o público que lotou o Salão Paroquial da Igreja Matriz de São João do Triunfo. A conversa ocorreu nos três períodos do dia, contemplando assim todos os alunos na faixa etária de 16 e 17 anos da rede de ensino.

Com o intuito de instruir aos jovens de como exercer seus plenos direitos, foi explicado como funciona uma eleição. Também, como funciona nossa democracia, que é representativa — que por meio do voto elege-se um representante, seja ele um vereador, deputado, senador, prefeito, governador e o presidente. Mas demonstrando também que podem ser realizadas leis por meio de iniciativa popular, com assinatura de 1% da população. Esteve em pauta também a tão falada ficha limpa, o que são políticos cassados e a aprovação das 10 medidas contra corrupção, que já conta com mais de 2 milhões de assinaturas.

Foi apresentado o voto como principal forma de democracia e da obrigatoriedade do voto dos 18 até os 70 anos, sendo uma opção para quem tem mais idade, e comentado sobre os mitos do voto em branco.

Foi demonstrada a divisão de poder, entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, e também a função dos prefeitos e dos vereadores. Outro tema abordado foi a corrupção, o que é e como pode funcionar, suas consequências para quem a pratica e para a população.

Após a exposição, foram realizadas eleições simuladas, para que todos pudessem experimentar as urnas eletrônicas, a maioria pela primeira vez.

 

dsc_0085

Comentários

Leia também:

dsc_0296

As últimas impressões de Ledur

23 de dezembro de 2016