ELEIÇÕES 2016 – 27,8 mil pessoas votaram em São Mateus do Sul; confira balanço do dia de votação

05 de outubro de 2016

Abstenções foram de 15% nestas eleições; confira balanço

 

dsc_0297

 

Com informações do TSE e 12ª Zona Eleitoral

Às 19h30 de domingo (2), os são-mateuenses e antonio-olintenses conheceram oficialmente os seus novos representantes na Prefeitura e na Câmara, com o término da apuração dos votos de 27,8 mil pessoas em São Mateus do Sul e 6,6 mil pessoas em Antonio Olinto.

Na capital do xisto, a abstenção chegou a 15% — 4.975 eleitores deixaram de votar. Além dos 25.619 votos válidos para prefeito, foram registrados 882 votos em branco (3,17%) e 1.303 votos nulos (4,69%). Para a escolha de vereador, foram 25.739 votos válidos, 1027 em branco (3,69%) e 1.038 (3,73%) nulos.

A conclusão da equipe do Cartório Eleitoral de São Mateus do Sul, que atende também o município de Antonio Olinto, é a de que a eleição municipal foi bastante tranquila. Não houve derrame de santinhos e todas as denúncias envolvendo condutas, em tese, criminosas e também as relacionadas à propaganda proibida no dia da eleição, foram apuradas. Houve rondas policiais em todos os locais de votação do município de São Mateus do Sul e policiamento permanente em algumas seções de Antonio Olinto. Intercorrências nas mesas receptoras de votos foram resolvidas com tranquilidade e segurança pelos diligentes mesários.

No tocante às urnas eletrônicas, foi necessária a respectiva substituição em seção da escola da Vila Bom Jesus e na localidade da Fartura do Potinga; em outra seção, no município de Antonio Olinto, localidade da Água Amarela de Baixo, foi preciso somente reposicionar o módulo da impressora. As maiores dificuldades enfrentadas pelos secretários de prédio e membros das mesas receptoras foi a reclamação por parte de eleitores que não possuíam documento oficial com foto, cuja apresentação era obrigatória.

Houve uma prisão no município de Antonio Olinto por cometimento, em tese, do crime de transporte irregular de eleitores. Em seção eleitoral de São Mateus do Sul, foi registrado em ata de seção eleitoral suposta compra de voto, perturbação dos trabalhos eleitorais e ameaça aos mesários, fatos que serão oportunamente apurados.

A totalização dos resultados foi concluída pelas equipes às 19h25. O Cartório lamenta que não foi possível realizar a transmissão no ponto instalado no Colégio Duque de Caxias, em Antonio Olinto, devido a problemas técnicos no sistema, sendo necessário que todas as mídias de resultado do município fossem trazidas para o Cartório Eleitoral. O atraso em relação ao prazo inicialmente previsto (18h30) se deu ainda por intercorrências no encerramento da votação nas localidades da Estiva e Divisa. Na Estiva, a mídia de resultado foi encaminhada juntamente com a urna eletrônica pelos Correios, enquanto a orientação era a de que deveria ser enviada pela equipe da Justiça Eleitoral que se deslocou até a seção após às 17h. Na localidade da Divisa, não houve a gravação do resultado na mídia, sendo necessário aguardar a chegada da urna eletrônica, recolhida pelos correios, para recuperação de dados.

Na avaliação da chefe de Cartório, Ana Claudia Neumann Cabral, o empenho e a dedicação de todos os colaboradores foi essencial para a conclusão eficiente dos trabalhos eleitorais. “Problemas técnicos e falhas humanas sempre existirão, pois devido ao grande número de auxiliares envolvidos, aproximadamente 700 pessoas, é comum a ocorrência de equívocos, mas ao final o sentimento é de dever cumprido por termos propiciado aos eleitores uma eleição transparente e segura”, comenta. Ela destaca ainda a harmonia entre juiz eleitoral, promotor de Justiça, equipe do Cartório, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Estadual e Federal, no sentido de coibir a prática de crimes eleitorais e a participação efetiva da comunidade em denunciar condutas ilegais, bem como o esforço de todos os envolvidos pela realização das eleições. “Agradeço a todos os colaboradores, sem distinção”, declara Ana Cláudia.

Comentários

Leia também:

dsc_0296

As últimas impressões de Ledur

23 de dezembro de 2016