Dia do Anjo move estudantes no apoio a rapaz doente

24 de outubro de 2014

Venda de produtos contribuiu para ajudar André Pacheco a adquirir um respirador

1523714_779124915467404_5426432540524714416_o

Sexta-feira (17) resumiu-se como um dia de solidariedade nas dependências do Colégio Estadual São Mateus. Nos três períodos, as duas últimas aulas foram dedicadas a uma ação que visou contribuir com um morador da cidade que precisa de um equipamento médico. Os alunos se moveram produzindo e vendendo doces, salgados e sucos, arrecadando dinheiro no 2º Dia do Anjo.

A primeira ação do Colégio, meses atrás, foi destinada ao menino Tiaguinho, que embarcou à Tailândia para tratar da distrofia muscular de Duchenne. Desta vez, os próprios alunos resolveram se mobilizar, por meio do Grêmio Estudantil, para ajudar André Pacheco, são-mateuense que também sofre de distrofia muscular de Duchenne, porém em fase mais avençada, e que precisa adquirir um respirador. “Decidimos promover a ação duas semanas atrás, e mesmo com pouco tempo, todos abraçaram a ideia e se mobilizaram”, contam o presidente do Grêmio, Luis Fernando Juraski, e a colaboradora Kátia Souza.

Cada turma se responsabilizou por um prato — entre algodão-doce, brigadeiro, bolos, salada de frutas, refrigerante e salgados —, e promoveu não exatamente uma venda, mas uma troca por moeda, na qual a ideia era que cada um colaborasse com o que pudesse. “Independente do valor, pudemos ver que os alunos realmente entenderam o propósito e se envolveram. O objetivo, além de ajudar alguém, foi também despertar o sentimento de solidariedade”, explica a diretora do Colégio, Telma Staniszewski, que adianta a pretensão de colocar o Dia do Anjo no calendário da instituição, para acontecer todo semestre.

A família de André, que tentou solicitar o respirador à Justiça mas enfrentou dificuldades, vem tentando adquiri-lo por conta própria, a partir de eventos solidários, como bingos. Com a arrecadação do Dia do Anjo e as demais ações, os cerca de R$ 30 mil necessários já estão quase sendo alcançados.

Foto: Telma Staniszewski

Comentários

Leia também:

dsc_0296

As últimas impressões de Ledur

23 de dezembro de 2016