Curso Mulher Atual atende e capacita moradoras do interior

27 de março de 2015

Participantes dos Clubes de Mães existentes nas localidades se reúnem semanalmente em proposta que objetiva valorizar a atuação da mulher nas comunidades

Fotos: jornal ACONTECEU

DSC_1081

Na quarta-feira (18) ocorreu o primeiro de dez encontros com moradoras do interior do município, que participam do Curso Mulher Atual. São 25 mulheres, componentes dos Clubes de Mães das localidades de Divisa, Lajeado 2, Espigãozinho,  Paiol da Barra Feia, Papuã, Água Branca e Tesoura, reunidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Sindicato Rural Patronal, para uma capacitação que visa valorizar a atuação dessas mulheres nas comunidades onde vivem.

Segundo a secretária de Assistência Social, Marina Ledur, o curso — que é ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) — está sendo oferecido pela primeira vez no município e é uma conquista significativa para esse público. “Somente no ano passado oferecemos 76 cursos às participantes desse projeto social, que é o Clube de Mães, além de 28 capacitações oferecidas pelo Senar. Tentamos incentivar essas propostas, motivar a participação, pois sabemos da importância desses cursos”, declara. “O interesse é promover uma sociedade unida e fortalecer o meio rural”, acrescenta.

A capacitação é ministrada às quartas-feiras na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), pela instrutora Caren Kelli Jenczmionki, que aborda temas como cidadania, empreendedorismo, direitos da mulher, saúde, relacionamentos, autoestima, entre outros. “São encontros dinâmicos, bem diferentes, que informam e também evidenciam as potencialidades de cada uma delas, para que percebam sua importância na sociedade, aperfeiçoando os relacionamentos”, explica.

O Senar ministra o curso gratuitamente, enquanto a Prefeitura arca com o transporte e alimentação das participantes.

DSC_1087

Clube de Mães

O projeto Clube de Mães atualmente atende 20 grupos constituídos de forma cooperativa nas localidades rurais de São Mateus do Sul. Realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social e sob a coordenação de Maria Romilda de Oliveira Lopes, tem por princípio o trabalho de desenvolvimento social e humano, além de geração de renda, a partir de capacitações profissionais e comercialização dos produtos confeccionados.

Ao longo do mês de março, em comemoração ao Dia da Mulher, as peças de artesanato confeccionadas pelas integrantes dos Clubes de Mães ficaram expostas e disponíveis para compra na Casa da Memória. A exposição prossegue até o dia 31.

DSC_1123

Comentários

Leia também:

dsc_0296

As últimas impressões de Ledur

23 de dezembro de 2016