Começam as campanhas eleitorais

19 de agosto de 2016

Com eleitorado maior e campanhas mais enxutas, candidatos iniciam trabalho para mostrar propostas

 

Agora tudo está oficializado. Com o prazo para registro das candidaturas encerrado na segunda-feira (15), os candidatos a prefeito e vereador deram início às campanhas eleitorais, este ano com prazo menor, recursos mais enxutos e um número maior de eleitores.

Em São Mateus do Sul, 32.779 eleitores vão às urnas, quase 1,8 mil a mais do que nas eleições municipais de 2012. Neste pleito, são quatro os candidatos a prefeito: Clóvis Distéfano (PSC), com Enéas Melnisk (PPS) como vice; Francisco Luiz Ulbrich (PMDB), com vice Adão Staniszewski (PMDB); Hemerson Baptista (PC do B), com vice Cristiano Sabchuk (PC do B); e Luiz Adyr Gonçalves Pereira (PSDB), com vice José Stuski (PSD). Na disputa pelas nove cadeiras da Câmara Municipal, figuram 101 candidatos.

Conforme as novas normas da Justiça Eleitoral, o período de campanha está mais curto — 45 dias. A reforma também proíbe propagandas com placas, cavaletes e bonecos em praças, paradas de ônibus, muros, tapumes, sinais de trânsito, postes e árvores. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou um limite de gastos para campanhas, como uma forma de democratizar mais a campanha, já que os candidatos de maior poder econômico em geral levam vantagem sobre os candidatos com menos recursos.

Na próxima semana, o jornal ACONTECEU inicia uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de São Mateus do Sul, na qual questionaremos propostas e pensamentos acerca de assuntos de interesse local. A expectativa é colaborar para que o eleitor tome sua decisão, bem informado sobre a postura de cada candidato. Acompanhe a partir da edição da próxima quinta-feira (25).

 

Antonio Olinto

Em Antonio Olinto, 6690 eleitores vão votar este ano, 400 a mais do que em 2012. Fábio Machiavelli (PMDB) vai tentar reeleição com Antonio Dirceu (PR) como vice; e Valdir Bech (PSC) também está na disputa com o vice Antonio Eloy (PDT). Há 31 candidatos a vereador na cidade.

 

São João do Triunfo

Na cidade de São João do Triunfo, também haverá dois candidatos à Prefeitura Municipal. Abimael do Valle (PT), que tem como vice Geraldo Chaves (PT), disputa contra Marcelo Hauagge (PSC), que tenta a reeleição com João Marchaukowski (PSDB) como vice. No total, são 49 candidaturas ao cargo de vereador na cidade. O município tem 11123 eleitores, 361 a mais do que no último pleito.

 

Comentários

Leia também:

dsc_0296

As últimas impressões de Ledur

23 de dezembro de 2016