Cidades da região caem no ranking dos portais de transparência

17 de junho de 2016

Avaliação feita pelo MPF aponta melhora de muitas cidades, mas queda de Antonio Olinto, São João do Triunfo e São Mateus

arte-mfp

Divulgada na semana passada, uma nova avaliação dos portais das prefeituras na internet indicou, de modo geral, um aumento de 31,38% nos níveis de transparência dos portais de mais de 5 mil municípios analisados pelo Ministério Público Federal, de 11 de abril a 9 de maio deste ano. Apesar de o estado obter boa colocação na segunda avaliação do ranking, algumas cidades do sul paranaense como Antonio Olinto, São João do Triunfo e São Mateus do Sul apresentaram queda no ranking do Paraná, em comparação com a primeira avalição do MPF.
Os municípios de Antonio Olinto e São João do Triunfo caíram nas posições de 343 para 380 e de 56 para a posição 85, respectivamente. As notas referentes à posição foram de 0,9 na primeira avaliação para 1,20 na segunda, para Antonio Olinto. Já São João do Triunfo recebeu 6,9 e depois 8,2. A queda de São Mateus do Sul chama atenção por sua considerável diferença. Foi da posição 39 à 155 em apenas seis meses. Sua nota, no entanto, manteve-se na média, 7,3, em ambos os levantamentos.
Para a Prefeitura, a colocação atual não representa preocupação, afirmando prestar um trabalho satisfatório quanto às atualizações e transparência no portal. O prefeito de São Mateus, Clovis Ledur, explicou que o padrão foi mantido e que a questão estaria na comparação com outras cidades. “Muitas pessoas que trabalham com serviço público acessam o portal regularmente e não há reclamações. Acham prático e essa é a resposta da comunidade. Fazemos o mesmo serviço julgado como bom pelo MP. Não diminuímos a qualidade, e sim, os outros municípios que melhoraram a deles”, enfatiza.
Ledur salientou que as recomendações do Ministério Público foram pequenas em relação a outras cidades que receberam indicações mais pesadas, mas reconhece que a Prefeitura precisa “correr atrás do prejuízo”.
Nossa redação entrou em contato com a assessoria das Prefeituras de Antonio Olinto e São João do Triunfo, mas não obtive resposta até o fechamento desta matéria.

 

Critérios do Ministério Público

Segundo o MP os principais critérios de avaliação para o ranking são baseados em maior número de itens divulgados nos portais, da forma mais detalhada possível.
Foram levados em consideração dados como divulgação, na íntegra, de receita, despesas dos últimos seis meses, relatório de gestão, editais de licitação e contratos firmados.
Os municípios e estados que receberem indicações negativas no ranking deverão regularizar sua situação, sob pena de serem acionados judicialmente caso descumpram as leis de transparência.
O levantamento visa agregar informações objetivas para os cidadãos sobre o uso de verba pública. É possível conferir o balanço nacional da segunda avaliação pelo site www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br

 

1ª Avaliação

Antonio Olinto – 343º
São João do Triunfo – 56º
São Mateus do Sul – 39º

2ª Avaliação

Antonio Olinto – 380º
São João do Triunfo – 85º
São Mateus do Sul – 155º

Comentários

Leia também:

dsc_0296

As últimas impressões de Ledur

23 de dezembro de 2016