Câmara pede cancelamento da cobrança de asfaltamento na vila Americana

21 de agosto de 2015

Vereador levantou argumentos de que a cobrança seria ilegal

 

DSC_0918Foto: jornal ACONTECEU

 

A cobrança pela pavimentação de ruas na vila Americana feita em 2010 foi pauta da última sessão da Câmara Municipal de São Mateus do Sul, na segunda-feira (17). Os vereadores aprovaram requerimento que pede o cancelamento do edital de contribuição de melhorias, que cobra pelos asfaltamentos.

O assunto gerou discussão recentemente, quando a Prefeitura convocou os moradores da vila para uma audiência pública, ocasião em que comunicou a necessidade de cobrar pela obra antes que o prazo legal expire. O autor do requerimento, vereador Omar Picheth, levantou que o asfalto anterior já foi cobrado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), na época da construção do Conjunto da Vila Americana, o que consta em alguns carnês de moradores originais do residencial. Também, segundo ele, teria que ter sido feita uma lei complementar na época do novo asfaltamento para realizar a cobrança, o que não ocorreu. “Esta é uma ação que está indo para a Justiça e o município sabe que não vai ganhar, pois a cobrança é ilegal. Portanto, é mais barato e mais prudente para o município retirar a cobrança”, disse.

Na mesma sessão, foi aprovado projeto de lei que denomina a terceira etapa do conjunto residencial das Tamareiras como Conjunto Luis José Pereira Zarzycki. Ainda, projeto que inclui no orçamento crédito especial da Secretaria de Agricultura no valor de R$ 51.798,95, para devolução de sobra de projeto.

Entre os requerimentos, voto de pesar à família de Hélio Moreira e convite à direção do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes para comparecer à Câmara, a fim de esclarecer a situação da compra do prédio e do Lar São Mateus.

Foram indicadas pintura do prédio da Prefeitura; manutenção de estrada na Água Branca; manutenção de estrada da Roseira a Anta Ruiva; e construção de rampa/passarela no centro do cemitério da Colônia Taquaral, para que os veículos funerários tenham acesso mais próximo aos túmulos na hora dos sepultamentos.

A sessão contou com a presença do secretário de Esporte e Turismo, Artur Roscoche dos Santos, que falou sobre a experiência dos Jogos Escolares e Jogos Abertos do Paraná no município; de competições agendadas, como o Campeonato de Futsal dos Supermercados, Olimpíadas dos Servidores e Piá Bom de Bola; e recentes investimentos da pasta. Também respondeu a questionamentos dos vereadores.

Ainda estiveram presentes Nereu Dal Lago e Luiz Masseto, da equipe de bocha do Clube União Vila Prohmann, que falaram sobre as conquistas da equipe, representando o município, e divulgaram a modalidade.

Comentários

Leia também:

dsc_0296

As últimas impressões de Ledur

23 de dezembro de 2016