Apresentado em 1976, projeto de criação de um Distrito Industrial em São Mateus foi ignorado

11 de julho de 2014

“Riram da minha cara”, diz ex-vereador que, na época, propôs adquirir 20 alqueires na recém-povoada vila Palmeirinha para promover desenvolvimento industrial na cidade

distrito industrial

Em matéria publicada na edição anterior, o jornal ACONTECEU promoveu um olhar para o setor industrial de São Mateus do Sul, considerado pouco competitivo em relação a outras cidades da região por diversos problemas, principalmente logísticos e de infraestrutura, detalhando a ausência de um bom Distrito Industrial como um dos principais entraves. A nova questão é que São Mateus do Sul poderia ter, hoje, uma grande área destinada às indústrias, se um projeto proposto em 1976 tivesse sido levado a sério.

A informação chegou até a nossa reportagem um dia depois da publicação da matéria, quando Francisco Caminski, que foi vereador de São Mateus do Sul entre 1973 e 1979, revelou o projeto apresentado por ele ao Legislativo, naquele ano. Na área onde hoje se formou a vila Palmeirinha, e que na época ainda era povoada por poucas casas, ele propôs a criação de um Distrito Industrial, a partir da aquisição de cerca de 20 alqueires pelo município. “Era viável, na época, e era o que muitas cidades estavam fazendo. Havia poucas casas no local, não haveria problemas com indenizações, as áreas eram relativamente baratas e o município estava bem financeiramente”, conta Caminski. Mesmo apresentado à Câmara, o projeto não vingou. “Riram da minha cara”, confidencia o ex-vereador, ainda inconformado por seu vislumbre em relação ao desenvolvimento industrial local não ter sido apreciado por mais pessoas. “Se tivesse dado certo, imagino como seria hoje”.

Ainda na ocasião da edição passada, o governo do Estado, que promove o programa Paraná Competitivo, para promover ações que incentivem a instalação de indústrias no Estado, destacou que a existência de áreas estruturadas, compatíveis para essas empresas, é fundamental para tornar a cidade mais atraente e aumentar a competitividade dos municípios.

Foto: jornal ACONTECEU

Comentários

Leia também:

dsc_0296

As últimas impressões de Ledur

23 de dezembro de 2016