32 mil são-mateuenses vão às urnas neste domingo

03 de outubro de 2014

Período de votação para as eleições vai das 8h às 17h; 12ª Zona Eleitoral alerta quanto à justificativa e cumprimento da Lei Seca

803eleições

Neste domingo, 5 de outubro, mais de 142 milhões de eleitores de todo o Brasil votam para eleger presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais, em um período de votação compreendido das 8h às 17h. Em São Mateus do Sul, são 32.045 eleitores, que votam em 103 seções, de 12 zonas eleitorais espalhadas pela cidade. Em Antonio Olinto, também abrangido pela 12ª Zona Eleitoral, são 6359 eleitores votando em 21 seções.

No dia da votação, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com voto, não sendo admitidas fotocópias, mesmo que autenticadas. Quanto aos eleitores que estiverem fora de sua cidade, a 12ª Zona Eleitoral alerta quanto à necessidade de fazer a justificativa. É necessário procurar uma seção eleitoral para justificar a ausência ou esses eleitores terão o prazo de 60 dias, a contar do pleito, para fazer requerimento de justificativa no Cartório Eleitoral. Neste caso, deverão apresentar ao juiz eleitoral um documento que comprove a ausência do domicílio eleitoral no dia da eleição, como passagem, nota fiscal obtida junto a restaurante, hotel etc. Ao contrário do que muitos pensam, não existe limite para justificativas eleitorais. “Muitos eleitores acreditam que somente é possível justificar a ausência em três eleições, mas trata-se de um mito. Não existe limite para justificar a ausência. Ocorre, porém, o cancelamento da inscrição eleitoral no caso do eleitor deixar de justificar a ausência ou pagar a multa equivalente por mais de três eleições consecutivas”, explica a chefe de cartório Ana Cláudia Neumann Cabral.

Lei Seca

Vale reforçar que está proibido, em todo o Estado do Paraná, a venda, compra e consumo público de bebidas alcoólicas no período das 6h às 18h do dia 5 de outubro de 2014, dia do pleito eleitoral, de acordo com resolução da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado do Paraná, publicada em 10 de setembro.

Rotas e horários para transporte dos eleitores

Comentários

Leia também:

dsc_0296

As últimas impressões de Ledur

23 de dezembro de 2016