Transpiração e inspiração pelo caminho do Iguaçu

27 de março de 2015

Cicloviajante passa pela região e descreve com poesia impressões e experiências vividas pelo caminho

Fotos: Arquivo pessoal/Paulo Boblitz

WP_20150209_008

O jornal ACONTECEU já noticiou algumas vezes a passagem de viajantes pela cidade, que adotam algum estilo peculiar de percorrer seu trajeto, e consequentemente trazem muitas histórias na bagagem. Mas desta vez, as impressões e experiências vividas pelo caminho não ficam só na lembrança do cicloviajante Paulo Boblitz: vão para um blog, espécie de diário de bordo poético compartilhado com o mundo.

Seu roteiro incluiu a capital do xisto no mês de fevereiro, quando decidiu percorrer o Paraná praticamente de Leste a Oeste, partindo de São José dos Pinhais rumo a Foz do Iguaçu com sua inseparável companheira Sofia, a bicicleta. No dia 9, alcançou São Mateus do Sul, no trajeto serpenteado pelo rio Iguaçu, que o acompanhará até o fim da viagem. Se encantou com a simpatia da cidade, que o recepcionou com as flores dos canteiros da avenida, como tratou de descrever no blog Trilhas com Poesia (trilhascompoesia.blogspot.com).

“Meu diário de bordo são as fotos, e também um pequeno caderno para algumas anotações, para que as boas ideias não se transformem em fumaça, à medida que o cansaço vai se instalando”, resume o aventureiro-blogueiro-poeta, sobre os textos disponibilizados na página a cada dois dias. As aventuras começaram com a proposta de um amigo de percorrer o Caminho de Santiago da Compostela, sete anos atrás. De lá para cá passou a pedalar e a reunir em crônicas e poesias a inspiração que a transpiração do pedal lhe trazia.

Segundo ele, sua motivação é a fuga do estresse mental.  “Ao nos embrenharmos pelos caminhos chucros, o celular perde área, nos libertamos. A natureza apresenta-se singela, e você a vê com seus olhos, pessimistas ou otimistas. Os horizontes têm a capacidade de elevar você, aos lugares que você almeja, sonha, ou simplesmente enxerga com os pés no chão”, descreve, para dar o gosto do que é ler seu diário de bordo online.

No fechamento desta edição, a última postagem de Paulo descreve a passagem por São João e São Jorge D’Oeste. Vale viajar — nas palavras.

824cicloturista

Comentários