Regional dos Jogos da Juventude reúne quase mil atletas em São Mateus do Sul

22 de julho de 2016

Competição acontece desde segunda-feira (18) em várias praças esportivas da cidade

 

DSC_0180

Foto: jornal ACONTECEU

 

As 22 delegações participantes da Fase Regional dos 29º Jogos da Juventude Paraná desfilaram representando os seus municípios, na noite de segunda-feira (18), no Ginásio Municipal de Esportes Olívio Wolff do Amaral (Polacão). A solenidade marcou a abertura da competição, que pela segunda vez tem São Mateus do Sul como sede. Até domingo (24), a capital do xisto recebe quase mil atletas, técnicos e dirigentes para disputas em cinco modalidades.

O evento de abertura contou com a presença do coordenador geral dos Jogos, Edison Pereira de Andrade; do coordenador técnico da Secretaria de Esporte do Estado, Paulo Bobato; do secretário municipal de Esporte e Turismo, Artur Roscoche dos Santos; da professora Andreia Vandos, representando a Secretaria Municipal de Educação e Cultura; do presidente da Câmara Municipal, Enéas Melnisk; e do prefeito Clovis Ledur.

Na ocasião, o coordenador geral dos Jogos destacou a importância do incentivo ao esporte. “Estamos num ano especial, quando receberemos as Olimpíadas em nosso país. E são de jogos como esses que saem os atletas que sonham um dia chegar às Olimpíadas e representar seu país. Sabemos da importância formadora do esporte e o desenvolvimento que isso nos traz”, disse Edison. Já o secretário de Esporte local mostrou-se empolgado com a nova oportunidade de trazer uma competição desse nível para o município. “São Mateus do Sul e Apucarana foram as cidades que nos últimos anos mais receberam jogos no Paraná e temos orgulho disso. Todos nós só temos a ganhar com isso”, declarou Artur, enfatizando principalmente o aquecimento da economia local proporcionado pela movimentação na cidade e oportunidade de lazer à população.

A solenidade ainda foi marcada pelo hasteamento da bandeira e acendimento da pira olímpica. O atleta Welington Kilarowski Oliveira, campeão da regional e vice na macrorregional de 2014 no volei, conduziu a tocha olímpica, e a atleta Jessica Padilha Ferreira, do futsal, fez o juramento do atleta. O grupo de dança do Centro da Juventude encerrou o evento com uma apresentação.

 

Disputas

Já no dia seguinte, as disputas de basquete, futsal, futebol, handebol e voleibol começaram a agitar os locais de competição — ginásios Polacão, da Vila Amaral e do Cepe e campos de futebol do União Vila Prohmann, Vila Prohmann e Cepe. As partidas acontecem até o final de semana e são abertas ao público. A programação completa pode ser conferida na página do ACONTECEU na internet (jornalaconteceu.com.br).

Os Jogos da Juventude do Paraná são uma iniciativa do Governo do Paraná e Secretaria de Estado, do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios-sede. Após o término desta etapa, os atletas classificados partem para a fase final, que vai revelar os novos destaques do Estado nessas modalidades.

Confira aqui a Programação

 

Comentários