Regional dos Jogos Abertos começa com acirradas disputas

07 de agosto de 2015

Futsal masculino foi destaque, enquanto bocha já tem campeão, que é São Mateus do Sul

 

DSC_0745Fotos: jornal ACONTECEU 

 

O clima esportivo voltou a São Mateus do Sul no último final de semana, para a realização da fase regional dos 58º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), segunda competição estadual realizada na cidade este ano. Depois de sediar pela primeira vez a fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), em junho, a capital do xisto recebeu pelo segundo ano consecutivo atletas da região que disputam classificação em uma das principais competições multiesportivas do Estado. Desta vez foram 2,6 mil atletas de 19 municípios, segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, disputando em sete modalidades.

A abertura aconteceu na noite de sexta-feira (31), no Ginásio Municipal de Esportes Olívio Wolff do Amaral, o Polacão, contando com a presença de autoridades locais e representantes do Estado, como o chefe da regional da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo (SEET), Carlos Augusto Silva Ribeiro, além de atletas que representaram em desfile suas delegações. Após a entrada dos atletas, o professor Ivan Fernandes carregou a tocha com o fogo simbólico, que foi transferido para a pira disposta no alto das arquibancadas.

A primeira etapa da competição seguiu até domingo (2), além do Polacão, no Ginásio Municipal Orizontina Ziemermann (vila Amaral), no ginásio e no campo de futebol do Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe) e na cancha de bocha do Clube União Vila Prohmann. Representando São Mateus do Sul, foram classificados para a segunda fase da regional as equipes de futsal masculino e feminino e futebol. Destaque para o futsal masculino, que derrotou a dura equipe de Guarapuava, atual campeã paranaense, por 4 a 2, e goleou Mallet por 5 a 1. Os atletas são-mateuenses agora enfrentam Cruz Machado nas quartas de finais, enquanto o público poderá prestigiar ainda um grande clássico, Guarapuava e Irati. No feminino, as meninas enfrentam Paulo Frontin na semifinal, mesma etapa disputada pelo futebol masculino, que joga contra Guarapuava. A bocha já foi decidida e teve São Mateus do Sul como campeão.

A segunda e decisiva fase da regional dos JAPs acontecem de sexta a domingo (7 a 9 de agosto), nos mesmos locais.

 

Os JAPs

Os JAPs são organizados pelo governo do Estado com apoio das prefeituras municipais, e ocorrem anualmente com o objetivo de promover a integração socioesportiva entre várias representações municipais e estimular o desenvolvimento do esporte nas cidades paranaenses. Para o secretário municipal de Esporte e Turismo, Artur Roscoche dos Santos, a promoção da competição, assim como dos Jogos Escolares, simboliza um grande momento do esporte em São Mateus do Sul. “Estamos dando oportunidade para muitas modalidades em diversas competições e encarando esses desafios que vão favorecer o futuro do esporte na cidade”, defende, ressaltando também os reflexos para a economia local. “Esta é a segunda vez que recebemos a fase regional dos Jogos Abertos e isso traz um grande ganho para o município, com uma grande presença do público e com o comércio, hotéis e restaurantes tendo uma movimentação maior”.

 

Comentários