Praticantes comemoram o Dia das Artes Marciais em São Mateus do Sul

22 de abril de 2016

Data foi lembrada pelo 3º ano em São Mateus do Sul, reunindo adeptos de diversas modalidades

 

12938335_956383867807610_1847317184840780742_nFotos: Felipe Chico e Glória Panek

 

Em alusão ao Dia das Artes Marciais, celebrado em 11 de abril, praticantes de diversas modalidades se reuniram no Ginásio Municipal de Esportes Olívio Wolff do Amaral (Polacão), no sábado, dia 9, para divulgar as artes marciais e integrar os atletas evidenciando os conceitos e benefícios da prática.

Marcaram presença a Academia de Boxe Chinês Cepe, Associação Desportiva e Cultural Mangangá Capoeira, Grupo Muzenza e Projeto Zuca, Academia Cage/Gracie Barra, Dragão Asiático Taekwondo e Equipe de Muay Thai.

Segundo o instrutor de boxe chinês Alersom Myszak, a intenção foi promover a arte marcial entre os são-mateuenses e desmistificar a ideia de violência, ressaltando que a prática está ligada à educação, disciplina, saúde e respeito. “O que eu gostaria de passar às pessoas, academias, professores e alunos, é que podemos aprender com todos, somar nossos conhecimentos, dar o exemplo, mostrar quantos são os alunos que se espelham nos professores, a disciplina ali empregada, a família nova vivida, as amizades ali criadas, o respeito pelo próximo, e que a arte marcial é algo para se viver e tudo aprendido com ela será levado para a vida”.

A ideia do evento partiu do mestre Edecir Martins, o Fanthum, no período em que esteve na cidade, e ganhou o apoio dos atletas e professores da cidade. Hoje, a data é lembrada inclusive em lei municipal.

Existe um interesse crescente pelas artes marciais no município, e o evento serviu também como forma de mostrar um pouco de cada modalidade para novos interessados. “Agradecemos a todos que apoiaram, assistiram, e aos muitos elogios. Com o tempo, queremos colocar as artes marciais na rotina dos são-mateunses, e ano que vem apresentaremos esse trabalho novamente”, ressalta Alersom.

O agradecimento também se estende aos apoiadores Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe), Ecológica, Glória Panek (fotos), Felipe Chico (fotos) e Adão (som).

 

Comentários