Pista pública de skate é inaugurada

22 de janeiro de 2016

Espaço de quase 400 m² era reivindicação antiga dos praticantes do esporte na cidade

 

863skateFotos: jornal ACONTECEU

 

Desde a semana passada, os skatistas de São Mateus do Sul têm um novo ponto de encontro. A pista de skate, reivindicação de anos dos praticantes do esporte, foi entregue no dia 14 de janeiro, em solenidade com autoridades municipais e mais de 150 skatistas de todas as idades.

Localizada ao lado do Ginásio de Esportes Olívio Wolff do Amaral, o “Polacão”, a Pista de Skate Tito Giovani Pissolato tem quase 400 metros quadrados, com mais de sete tipos de obstáculos, incluindo rampas e um banks (pista em formato de piscina com profundidade de 1,3 metro), e é a primeira pista deste porte na região sul do Paraná.

Na ocasião, pronunciaram-se o prefeito Clovis Ledur, o vice Clóvis Distéfano, o vereador Antonio Wilson Waligurski (Bira), e o secretário municipal de Esporte e Turismo, Artur Roscoche dos Santos, que saudaram a família do homenageado Tito Pissolato, que se fizeram presentes, e ressaltaram o esforço para concretizar o projeto e o incentivo ao esporte. “Uma obra que vai tirar os skatistas da rua e do perigo que isso representa, além do benefício do esporte trazendo saúde e qualidade de vida para todos”, destacou Clóvis Distéfano.

O skatista Roberto Trinco também ressaltou a felicidade do momento para a nação skatista de São Mateus e região. “Tenho certeza que, em breve, teremos um são-mateuense saindo daqui e representando nossa região em campeonatos de skate por todo o país”.

O evento de inauguração da pista ainda contou com bênção ecumênica conduzida pelo padre Silvano Surmacz e apresentação de bandas locais, enquanto os skatistas começavam a usufruir do espaço.

 

Campeonato em breve

Na ocasião, o secretário de Esportes Artur anunciou a construção de mais quatro academias ao ar livre e três parquinhos completos, previstos para serem construídos junto ao Polacão, ao lado da Igreja Matriz São Mateus (substituindo o existente) e um junto à praça do Terminal Rodoviário Guilherme Kantor. Artur também adiantou que, no mês de maio, o município já sediará uma etapa do Campeonato Estadual de Skate, passando a fazer parte de um circuito antes restrito a cidades maiores, como Maringá, Campo Mourão e Ponta Grossa.

 

 

Equipamentos de proteção podem evitar acidentes

A entrega de um espaço apropriado para a prática do skate também é oportunidade para chamar atenção em relação a se pensar em segurança. Em poucos dias, já foram registrados acidentes envolvendo skatistas no local, dois casos de queda que culminaram em fraturas.

O médico ortopedista João Carlos Piccinin alerta para a obrigação de utilizar equipamentos de segurança, como capacete, joelheiras e cotoveleiras, independentemente da prática em pista específica ou não. “A lesão mais comum que pode acontecer é no pulso, mas, em casos mais graves, um trauma craniano certamente é o que gera mais risco à vida e exige um atendimento de maior urgência”, explica. “Por isso, é importante que se crie esse costume de usar os equipamentos, e que os pais cobrem isso dos filhos”.

A nova pista de skate da cidade vem sendo utilizada por praticantes de todas as idades, e o incentivo para os cuidados pode vir dos mais experientes. “Os praticantes mais velhos com certeza têm muita influência sobre os mais novos, e se eles utilizarem os equipamentos, podem influenciar os demais”, ressalta a fisioterapeuta Vanessa Souza Piccinin. “Os acidentes não acontecem por causa da pista, ocorrem por negligência no uso de equipamentos de proteção”.

 

P_20160120_112718

Comentários