Macrorregional dos JEPs agita São Mateus

03 de julho de 2015

Ponta Grossa foi destaque com maior número de vitórias, enquanto São Mateus garantiu presença na final com equipe masculina de basquete

 

838jogosFotos: jornal ACONTECEU

 

O último final de semana foi esportivo em São Mateus do Sul, cidade que teve, pela primeira vez, a oportunidade de sediar a fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). Ao longo de quatro dias de competição, 1560 jovens atletas de 93 escolas de 27 cidades ocuparam os ginásios, quadras e pistas da capital do xisto em busca de uma vaga nas finais de oito modalidades — futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, xadrez, tênis de mesa, basquete e atletismo.

A macrorregional ocorreu simultaneamente nos municípios de Quedas do Iguaçu, Ibiporã, Siqueira Campos, Campo Largo, Astorga, Nova Londrina e São Mateus do Sul, reunindo as equipes classificadas na fase regional. Em São Mateus, de quarta (24) a domingo (28), os atletas ficaram alojados em seis colégios e na Casa Familiar Rural do município, e competiram nos ginásios do Colégio Cpans, do Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe) e nos municipais Olívio Wolff do Amaral (Polacão) e Orizontina Ziemermann. As disputas de vôlei de areia ocorreram na cancha do Polacão, o atletismo foi disputado na pista da vila Amaral, os duelos de xadrez ocorreram na Associação de Moradores da Vila Americana e o tênis de mesa foi sediado no Colégio Estadual São Mateus.

As disputas terminaram no domingo, definindo os finalistas da competição, que agora se preparam para a fase final, agendada para julho, na cidade de Apucarana. O destaque na macrorregional de São Mateus foi para as equipes de Ponta Grossa, que conquistaram o primeiro lugar em 12 categorias. São Mateus do Sul, por sua vez, conseguiu classificação no basquete masculino B. Se vencer a final, a equipe, que é do Colégio Estadual São Mateus, representará o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Os JEPs são organizados pelo governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte, com apoio das Prefeituras, a fim de promover o desporto educacional e abrir espaço para o surgimento de novos talentos no esporte. A remuneração de árbitros e despesas com alimentação são cobertas pela Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo, enquanto os municípios-sede se responsabilizam pelo alojamento, alimentação e transporte dos atletas. Para o secretário municipal de Esporte e Turismo, Artur Roscoche dos Santos, o evento, aguardado com grande expectativa, ocorreu dentro do esperado, e rendeu bons comentários das cidades participantes. “Sucesso foi a palavra que mais ouvimos, o que foi especial, pois os comentários vieram de representantes de grandes colégios da região, especialmente de Ponta Grossa. Houve muita confiança na responsaibilidade de São Mateus com o evento”, conta. “Sem contar que foi positivo também para a cidade. Os restaurantes ficaram lotados e as escolas receberam alguns pequenos reparos para a ocasião”, completa.

Entre todas as disputas, houve apenas um incidente que exigiu o atendimento do Corpo de Bombeiros — a lesão de uma atleta do handebol. Segundo a organização, uma ambulância ficou centralizada no Polacão à disposição de alguma ocorrência nos locais de competição.

IMG_6017 IMG_6040 IMG_6118 IMG_6102

Comentários