Guarapuava e Irati levam maioria dos títulos na regional dos Jogos Abertos

14 de agosto de 2015

Etapa foi realizada durante dois finais de semana em São Mateus do Sul

 

DSC_0934São-mateuenses (de branco e azul) chegaram perto do título do futsal, após superar equipes importantes do cenário paranaense (foto: jornal ACONTECEU)

 

O final de semana foi decisivo para diversas equipes da região, que buscaram em São Mateus do Sul uma vaga para a fase final dos 58º Jogos Abertos do Paraná (JAPs). A cidade foi uma das 12 sedes regionais da competição, que envolveu mais de 2 mil atletas desde o final de julho. De sexta a domingo (7 a 9 de agosto), a maioria das modalidades foi decidida, em disputas que renderam o maior número de títulos para os visitantes do centro-sul paranaense, Guarapuava e Irati.

Guarapuava foi campeã no bolão (única modalidade disputada fora de São Mateus) masculino e no vôlei masculino e feminino. A delegação de Irati, por sua vez, se deu bem no basquete feminino, futebol e futsal masculino. Rebouças levou a melhor no handebol masculino e feminino; União da Vitória conquistou o título no futsal feminino e no bolão feminino; Pinhão foi campeã no basquete masculino; e São Mateus do Sul faturou o primeiro lugar na bocha, título decidido ainda no primeiro final de semana de competição. A capital do xisto chegou muito perto de levar o título do futsal masculino, após vencer equipes de ponta no cenário estadual, mas os meninos acabaram superados pelos iratienses.

A competição contou com apenas uma situação negativa de destaque, que foi o vandalismo no Colégio Estadual São Mateus, que serviu de alojamento para algumas delegações. O espaço teve alguns danos com vidros, fechaduras, extintores e extravio de chaves. Segundo o professor da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, Henrique Alexandre Piurkoski, a diretoria de Esporte entrou em consenso com as delegações de Irati e Bituruna, que irão arcar com os custos dos consertos. “Optamos por não passar o caso ao Tribunal de Justiça Desportiva, uma vez que houve um acordo com os chefes das delegações. Desta forma, o Colégio foi orientado a providenciar os consertos, que serão pagos pelas Prefeituras dos dois municípios envolvidos”, explica.

De maneira geral, a organização avalia positivamente o evento e sua repercussão para o município. “Sempre há situações que precisamos contornar, mas no final deu tudo certo. O tempo colaborou, os visitantes trouxeram movimento para o comércio local e nós também aprendemos muito, tivemos contatos com outros dirigentes que nos deram dicas importantes”, conta Henrique.

Outro destaque: o atleta são-mateuense André Train dos Santos chamou a atenção do diretor de Esporte do município de Castro, que o convidou para um teste na equipe Caramuru, hoje disputando a Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal.

Comentários