Estádio Municipal e pista de skate: como estão?

06 de fevereiro de 2015

Projetos bastante esperados na área esportiva passaram por percalços e adiamentos; nova expectativa é que entrega não passe deste semestre

DSC_0951

As opções de esporte e lazer devem aumentar em São Mateus do Sul com a entrega de duas obras, uma prometida pela gestão e outra que começou ainda na administração anterior. E é justamente a demora pela concretização desses espaços que angustia os interessados. Depois de barreiras como imprevistos técnicos e falta de orçamento, a expectativa é que o Estádio Municipal Olívio Wolff do Amaral e a pista de skate sejam entregues ainda neste semestre.

Bola parada

O projeto de construção do Estádio Municipal Olívio Wolff do Amaral, no local onde antigamente a bola rolava pelas partidas do Clube Atlético Sãomateuense, na vila Amaral, perdura desde 2011, quando o terreno foi adquirido pelo município. As obras começaram com a construção dos vestiários e, em março de 2014, a segunda etapa teve início para levantar as arquibancadas e banheiros, com investimento do Ministério do Esporte. No entanto, as obras foram interrompidas após a constatação de incompatibilidade de projetos em relação à estrutura das arquibancadas, barrando a liberação da Caixa Econômica Federal.

O banco exigiu da construtora um laudo técnico da obra a ser feito por um especialista, com os devidos ajustes do projeto. O laudo deve ser entregue ainda esta semana, segundo a Secretaria de Esporte e Turismo. Enquanto se aguarda a liberação da Caixa, permitindo a continuidade da construção da estrutura, são feitos pequenos trabalhos na parte hidráulica.

Sonho dos skatistas

O público crescente que adota o skate como esporte sente falta de um espaço apropriado para a prática em São Mateus do Sul. A construção da pista de skate foi uma das primeiras promessas da gestão relacionadas ao esporte, e ainda tramita em fase burocrática.

Segundo o secretário de Esporte e Turismo, Artur Roscoche dos Santos, o projeto da pista está pronto, e foi elaborado atendendo a sugestões dos skatistas locais. Entretanto, a construção, estimada em um investimento de R$ 150 mil, até então não estava no orçamento municipal. “Ainda tivemos uma alteração no projeto em relação ao local onde será construído, que ainda será junto ao Ginásio de Esportes Olívio Wolff do Amaral (Polacão), mas no gramado entre o ginásio e o parquinho. E a obra agora entrou no orçamento, possibilitando que a licitação seja marcada”, informa.

Mas ainda há a parte burocrática. Segundo apurado pela reportagem, o projeto saiu na sexta-feira, 30 de janeiro, do setor de engenharia da Secretaria de Obras e foi para a Secretaria de Administração, que faz o chamado termo de referência, necessário para as compras públicas. A licitação só ocorrerá após a deliberação do orçamento por parte do setor de finanças e da autorização do setor jurídico. A Secretaria de Esporte preferiu não dar um prazo específico, por depender do tempo necessário de cada setor.

Fotos: jornal ACONTECEU

DSC_0964

Comentários