Clube de xadrez Torre do Xisto retoma atividades

19 de setembro de 2014

Iniciativa do Colégio Estadual Duque de Caxias é aberta a toda a comunidade

DSC_2369

A cada 15 dias, um grupo vai passar a se reunir para explorar seu lado estratégico, seu raciocínio e sua percepção, num esporte aparentemente tranquilo, mas que é uma verdadeira ginástica da inteligência, como disse o célebre pensador Goethe. O ponto de partida ocorreu na última sexta-feira, 12, quando o clube de xadrez Torre do Xisto foi reativado.

A iniciativa que atraiu muitos estudantes para o esporte anos atrás foi retomada pelo Colégio Estadual Duque de Caxias. Segundo a diretora, Clemira Santana, o Colégio recebeu recentemente novos tabuleiros, provenientes de verba do governo federal obtida a partir de um projeto inscrito pela instituição. Os novos materiais e o interesse do Colégio em estimular a prática em seus alunos geraram o retorno do clube e o interesse em desenvolver os praticantes até para a participação em competições. “É importante proporcionarmos atividades que desenvolvam a inteligência e a atenção, como é o caso do xadrez”, diz.

A solenidade de reativação do clube teve a presença de autoridades municipais, estudantes de escolas da cidade e da região e educadores, e contou com apresentações artísticas e jogos inaugurais, ocorridos simultaneamente entre várias duplas que se interessaram em participar. De acordo com o professor Osvaldo Soares Ferreira, idealizador do projeto, o clube será aberto à comunidade. “Nos reuniremos quinzenalmente, com divulgação dos encontros principalmente pela internet, e estamos abertos para participantes de todos os níveis. A ideia é abrir espaço para quem admira o esporte e oferecer oficinas para desenvolver a capacidade desses praticantes”, conta.

Foto: jornal ACONTECEU

Comentários