Universidade polonesa apresenta proposta de intercâmbio

28 de agosto de 2015

Comitiva da Universidade Tecnológica de Kielce está visitando a região e levando oportunidades para as comunidades de descendência polonesa

 

dsc_05201Grupo se reuniu com prefeito e na sequência participou de uma apresentação cultural (fotos: Assessoria PMSMS / jornal ACONTECEU)

 

Um grupo de poloneses passou por São Mateus do Sul na última segunda-feira (24), gerando movimentação cultural e também na área educacional. A comitiva de 16 pessoas é da Universidade Tecnológica de Kielce, região de Santa Cruz, que está percorrendo a região para divulgar a instituição e oferecer parcerias com os municípios conhecidos pela descendência polonesa de boa parte da população.

Pela manhã, o diretor do departamento de Relações Internacionais da universidade, Ryszard Maj, se reuniu com o prefeito, Clóvis Ledur, e lideranças da comunidade, ocasião em que apresentou uma proposta de parceria para a realização de intercâmbios culturais, permitindo a ida de jovens são-matuenses a Kielce e a vinda de professores poloneses a São Mateus. A proposta deixou o município interessado e uma nova conversa está agendada para sexta-feira (28), quando o reitor da universidade, Stanislaw Adamczak, deve estar presente para ouvir o interesse da Prefeitura e discutir os termos do acordo.

Ao ACONTECEU,  Maj mostrou bastante abertura por parte da universidade para possibilitar a experiência de um estudo no exterior aos jovens são-mateuenses. “Nossa universidade conta com mais de 10 mil estudantes e muitos deles são estrangeiros”, argumenta. “Gostamos daqui. Aqui moram muitos descendentes e por isso queremos convidar os jovens de São Mateus para estudar conosco”. Sua expectativa é que o acordo possa ser assinado já na sexta-feira.

Antes de dar sequência ao roteiro de viagem que inclui cidades vizinhas, a comitiva passou pelo Colégio Estadual São Mateus para uma apresentação aos alunos. A banda Wolosatki, pertencente à universidade e ativa há 40 anos, fez parte do grupo e demonstrou um pouco da música contemporânea da Polônia e seu estilo marcado pelos vários vocais.

 

Comentários