Universidade Aberta do Brasil aguarda novos cursos para São Mateus do Sul

24 de junho de 2016

Há quase dez anos na cidade, polo da UAB oferecerá mais opções gratuitas para alunos

DSC_0023

Foto: jornal ACONTECEU

A possibilidade de formação superior ou pós-graduação, de graça, já é realidade para os cidadãos de São Mateus do Sul. Filiada à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e à Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) a Universidade Aberta do Brasil (UAB), pretende implantar ainda mais opções em licenciatura e especialização, na cidade. Instalado em São Mateus, em 2008, o polo da UAB já oferece os cursos de Geografia, Matemática e pós-graduação em Gestão Educacional, ministrados por meio do método de educação a distância.
A instituição aguarda a assinatura do Ministério da Educação, para a abertura do edital, que possibilita o lançamento do vestibular para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e História, Tecnólogo em Administração Pública, Pós-graduação em História, Arte e Cultura. O atraso na chegada desses cursos deve-se ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, que resultou em alterações nos ministérios.
Coordenadora do polo da UAB de São Mateus, desde abril, Débora de Oliveira Batista, acredita que a cidade será beneficiada com a expansão da educação superior e afirma estar mobilizando membros do poder público para agilizar a abertura do edital. A coordenação também enfatiza a necessidade de divulgação do acesso ao ensino superior na cidade. “Poucos sabem da existência da UAB e seu funcionamento. Já temos mais de 100 alunos registrados, mas o polo tem possibilidade de comportar muitos mais”, afirma Debora.
Municipalizado em 2013, a UAB de São Mateus do Sul recebeu o Selo AA de qualidade, assegurando a boa estrutura e ensino aplicado. Os alunos desse sistema contam com o auxílio presencial de tutores durante todo o processo, além da disponibilização de salas e laboratórios de estudos.
Apesar da comodidade de estudar em casa, muitos preferem dedicar seu momento para educação, na própria UAB. Um exemplo está nos alunos do curso de Geografia, do terceiro período, que se reúnem semanalmente na instituição, gerando troca de experiências relevantes para sua formação. A tutora de Matemática Júlia Melnik afirmou que as reuniões são de extrema importância para sanar dúvidas e agregar conhecimento relevante no desenvolvimento. Os alunos têm a opção de recorrer aos tutores, no polo de São Mateus ou online. A diferença está no contato interpessoal que possibilita uma visão diferente das tarefas realizadas.
Na visão de Thales Okonoski, tutor de Geografia, o movimento dos alunos nas dependências da instituição também serve como incentivo para quem ainda não ingressou na faculdade. “O polo está aberto à comunidade. Temos uma biblioteca equipada com diversos livros e material didático e um espaço para estudos. Espero que isso motive mais gente a conhecer a UAB e os trabalhos feitos em um ambiente acadêmico”, explica o tutor.

 

Saiba mais sobre a UAB

A Universidade Aberta do Brasil é formada por instituições públicas de ensino, com o intuito de facilitar o acesso à educação de nível superior. A UAB prioriza a formação de professores, dirigentes, gestores e demais atuantes na educação básica pública, mas também dá espaço a população em geral.
Localizado em pontos estratégicos, o sistema existe no país desde 2006 e estimula a parceria dos governos federais, estaduais e municipais, no âmbito educacional, em prol da aplicação consolidada de cursos de graduação e pós-graduação. Desta forma, cidades com baixos índices de desenvolvimento são fortalecidas em detrimento da diminuição de fluxo migratório para as grandes cidades.
Segundo dados do Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC) a metodologia de educação a distância no Brasil vem crescendo consideravelmente nos últimos 11 anos. Esse sistema é um dos mais procurados por moradores de cidades interioranas, onde não há instituições de ensino superior ou em virtude da falta de tempo, atribuída pela vida moderna.

A unidade de apoio presencial da UAB de São Mateus do Sul está localizada na avenida Ozy Mendonça de Lima, 255, térreo, no antigo Colégio das Irmãs, no centro.

Parte da estrutura do polo e alunos reunidos

 

Comentários