UAB de São Mateus do Sul recebe liberação para os novos cursos

01 de julho de 2016

DSC_0023

Foto: jornal ACONTECEU

Na última edição do jornal ACONTECEU, noticiamos que o pólo da Universidade Aberta do Brasil, de São Mateus do Sul, aguardava a assinatura do Ministérios da Educação para ofertar novos cursos. Na sexta-feira (24), a portaria autorizou a aberturas de cursos nos pólos UAB em todo o país, e o pólo local terá uma maior gama de opções em educação superior para nossa região.
Com esta autorização o pólo passará a oferecer cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História, Tecnólogo em Administração Pública e também Pós-graduação em História, Arte e Cultura. As parceiras atuais do pólo UAB, também estão aptas a oferecer os cursos. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) são vinculadas à esse pólo, graduando muitos profissionais, há alguns anos.
Segundo a coordenadora da UAB de São Mateus, Débora de Oliveira Batista, além da UEPG e da Unicentro, o pólo poderá estabelecer parcerias com diversas universidades de todo o Brasil, que estejam de acordo com os requisitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “O Capes faz diversas exigências para manter um pólo em pleno funcionamento. São realizadas visitas técnicas, periódicas, para assegurar que o nível estrutural seja mantido garantindo, desta forma, o funcionamento dos cursos”, comenta Débora.
Em São Mateus do Sul, a oferta de cursos a distância quase foi interrompido. No final de 2013, o Capes constatou pendências e alguns problemas no pólo local. A continuidade do pólo, deu-se aos esforços da Secretaria de Educação e da Prefeitura Municipal, que estabeleceram metas para a total regularização e também a municipalização do polo. Em agosto de 2015, a vistoria do Departamento de Educação a Distância (DED), vinculado ao Capes, aprovou a total regularização do pólo. Para tanto, foram necessárias diversas mudanças dentro do prédio, que também abriga a Secretaria de Educação, além da UEPG. Dentre as modificações realizadas está a mudança de endereço da biblioteca municipal, que funcionava no local. Em janeiro de 2016, o pólo foi classificado como apto à ofertar os cursos pretendidos, recebendo o selo AA.
As metas estabelecidas no final de 2013 culminaram com a municipalização do polo, autorizado pela Capes, em abril deste anos.

 

Conheça o pólo da UAB

O pólo UAB visa a democratização e ampliação do acesso à educação superior de qualidade e formação continuada, por meio da modalidade à distância. Desta forma, cria condições de acesso à cursos superiores na rede pública, para a população local, da região e também alunos de outros estados, Além de possibilitar suprir a carência de profissionais, não habilitados, na área de educação e técnica, a UAB promove o desenvolvimento com a formação de recursos humanos, com qualificação em diversas áreas.
O pólo de Educação à Distância (EAD), da UAB de São Mateus do Sul, oferece, atualmente, os cursos de Matemática e Geografia, e pós-graduação em Gestão Educacional. Já disponibilizou os cursos de Gestão Pública, pós-graduação em Gestão Pública Municipal e Gestão Pública em Saúde. A UAB já formou muitos profissionais, que obtiveram diplomas e certificados, sem nenhuma observação, iguais aos dos cursos presenciais.
O funcionamento do pólo ocorre a partir das 9h, fechado no intervalo das 12h às 13h, até às 22h. Muitas vezes os alunos permanecem até mais tarde, realizando trabalhos em equipe ou desenvolvendo estudos. O pólo dá total acesso aos alunos para estudo, inclusive, aos finais de semana, quando agendado. Além de salas de aulas, o pólo possui um laboratório de informática e biblioteca estruturada para atender as necessidades dos cursos.
Os alunos de pós-graduação, em Gestão Educacional, estão em processo de finalização para apresentação de suas teses, em agosto deste ano.
Alguns alunos do pólo de São Mateus do Sul, acreditavam na “tranquilidade” do curso, em virtude da modalidade à distância, mas depararam-se com uma realidade que exige muita dedicação e disciplina, além de muitas tarefas para serem cumpridas, em cada etapa. “Creio que seja mais exigente que um curso presencial”, declarou uma aluna.

 

Editais para inscrição, em breve

A direção do pólo aos pretendentes dos novos cursos para que fiquem atentos à publicação de editais de inscrição, ainda sem data definida, aguardado para breve. As inscrições e cursos são gratuitos e a documentação exigida é a mesma de qualquer universidade, iniciada após a conclusão do ensino médio.
A direção convida a população interessada, à conhecer o campus do pólo UAB, instalado no primeiro andar do “antigo Colégio das Irmãs”, em frente à Igreja Matriz da Paróquia São Mateus, na Avenida Ozy Mendonça de Lima, 255. Telefone (42) 3532 6753

 

Comentários