São Mateus é reconhecida por implantar educação empreendedora em 100% das escolas municipais

25 de novembro de 2016

Desde 2015, Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos promove o empreendedorismo nas salas de aula

 

luiz-costaFoto: Luiz Costa 

 

São Mateus do Sul esteve em um pequeno grupo de cidades reconhecidas em cerimônia do Sebrae/PR, realizada em Curitiba no dia 17 de novembro, por implantarem o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos em 100% das escolas municipais. Desde 2015, o projeto está levando educação empreendedora para as salas de aula e para a vida de alunos do primeiro ao quinto ano do município.

A cerimônia de premiação reuniu prefeitos, secretários da área, gestores e professores que receberam troféus e certificados como reconhecimento pela parceria e engajamento dentro do Programa Educação Empreendedora, cujo foco é o desenvolvimento do potencial empreendedor e criativo dos estudantes paranaenses, para aplicação dos conhecimentos adquiridos no mundo dos negócios e no trabalho.

O programa vem funcionando nas 24 escolas de São Mateus a partir de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com o Sebrae, que oferece formação dos professores e material didático para trabalhar as habilidades das crianças a consolidar a cultura empreendedora na educação.

Além da premiação ao município — que na solenidade foi representado pelo prefeito Clovis Ledur e pela secretária municipal de Educação e Cultura, Dinéa Distéfano Wilnteburg —, duas professoras da cidade também foram reconhecidas entre mais de 200 trabalhos do Paraná, e também marcaram presença. Eloisa Andrianchyk e Jocenéia Augustinhaki, que atuam nas localidades de Pontilhão e Monjolos, respectivamente, tiveram seus trabalhos entre os 18 melhores colocados no estado, com as práticas mais inovadoras em educação empreendedora no Ensino Fundamental. Eloisa ainda obteve o primeiro lugar regional.

Para a secretária Dinéa, no tempo em que está sendo trabalhado nas escolas locais, o Programa vem fazendo a diferença. “Além de os alunos aprenderem coisas que podem levar para sua família, estão se tornando empreendedores da própria vida, adquirindo persistência, autonomia, confiança e noção do tanto que podem fazer e de onde podem chegar”, comenta.

 

2ª Feira de Jovens Empreendedores

Esta semana, os resultados de tudo o que foi trabalhado ao longo do ano, referente à educação empreendedora, começaram a ser apresentados na 2ª Feira de Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Entre os dias 23 de novembro e 9 de dezembro., as escolas estão abertas para mostrar o que os alunos estão estudando e como estão ampliando suas habilidades empreendedoras. A Feira é aberta a toda a comunidade, que pode fazer a visitação conforme o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, conferindo os trabalhos e também reconhecendo o esforço dos pequenos pelo que estão produzindo.

 

dsc_0456Foto: jornal ACONTECEU

Comentários