São Mateus do Sul participa de recepção a parlamentares poloneses

17 de julho de 2015

Comitiva se reuniu com lideranças da comunidade polonesa do Paraná

 

840parlamentares-polonesesEncontro veio para reforçar o bom relacionamento e aproximação da Polônia com as regiões onde há grande presença de poloneses ou descendentes (foto: Divulgação/José Carlos Janoski)

Um grupo de parlamentares da Polônia desembarcou em Curitiba, no último domingo (12), para um encontro com lideranças da comunidade polonesa do Paraná. Entre os participantes do encontro, São Mateus do Sul esteve presente com José Carlos Janoski, representante das organizações ligadas à etnia em São Mateus do Sul e Fundação Cultural, a convite do Consulado Geral da Polônia em Curitiba.

Compuseram a comitiva os membros do Parlamento Europeu Tomasz Poreba, Ryszard Legutko e Gabriel Beszlej. Também acompanharam o encontro, entre outras lideranças, o padre Kazimierz Dlugosz, da Província Sul Americana Sociedade de Cristo, e o missionário vicentino Lourenço Biernaski. O grupo foi recepcionado na Igreja Santo Estanislau, com a presença do Coral João Paulo II, e na sequência se reuniu na sede da Sociedade Jósef Pilsudski.

Segundo Janoski, a finalidade do encontro manteve o propósito de reforçar o bom relacionamento e aproximação da Polônia com as regiões onde há grande presença de poloneses ou descendentes, e com os quais são abertas oportunidades de intercâmbios comerciais e culturais. “Frequentemente chegam comitivas da Polônia, que mostram interesse e preocupação com essa união e bom relacionamento. Na oportunidade, deixei o convite para que, em uma nova visita, conheçam também São Mateus do Sul”, comenta.

Comentários