Samas TV é premiado no 8º Festival de Cinema da Lapa

27 de novembro de 2015

Vídeo de estreia do canal faturou o 2º lugar na categoria Mostra Portátil

 

12290651_931138813589326_1398139759_oFoto: Divulgação/Samas TV

 

As peculiaridades da cultura são-mateuense e a criatividade da nossa gente levaram o nome de São Mateus do Sul para um dos festivais de cinema mais tradicionais do Paraná. A equipe do Samas TV, canal de vídeos de humor no YouTube, foi premiada com o segundo lugar na categoria Mostra Portátil pelo vídeo de estreia, Como se fala em Samas, no 8º Festival de Cinema da Lapa, realizado entre os dias 17 e 21 de novembro.

O canal é recente — começou a divulgar seus vídeos no mês passado —, mas rapidamente conquistou o interesse e o carinho dos são-mateuenses, por trazer temas bem-humorados e familiares para o cotidiano da cidade. O vídeo inaugural, premiado no festival, provoca risos fáceis ao brincar com palavras e expressões comumente utilizadas na cidade. “A organização me ligou na sexta-feira (20) para avisar que ‘os butiá tinham caído no meu bolso’ e que havíamos conquistado o segundo lugar, notícia que nos deixou muito felizes”, conta o idealizador do projeto, Luiz Fernando Riesemberg, no clima do vídeo premiado.

Ele conta que descobriu o concurso depois que o vídeo já estava pronto, e resolveu inscrevê-lo ao perceber que a produção se encaixava perfeitamente no regulamento (o tema “características linguísticas da região” e a duração de até dois minutos). Surpreendido com a notícia do segundo lugar, participou da mostra com a irmã e o pai, Cláudia e Gabriel Riesemberg, também participantes do vídeo. “A noite da entrega foi sensacional, onde pudemos estar lado a lado com cineastas profissionais. Mas o mais legal foi quando o nosso vídeo foi exibido, e escutamos os risos e aplausos de uma plateia de centenas de pessoas”, revela. “Eu não esperava ganhar um prêmio deste tamanho em tão pouco tempo”.

Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, o 8º Festival de Cinema da Lapa reúne todos os anos grandes referências do cenário audiovisual do país. Este ano, foram quase 40 filmes participantes, exibidos no clássico Theatro São João e na Tenda Alameda, especialmente montada para o evento. Entre as diversas categorias de premiação da mostra, foi destaque o longa “Muitos homens num só”, filme de Mini Kerti com Vladimir Brichta, Alice Braga e Caio Blat no elenco, eleito melhor filme pelo júri oficial.

 

Coisas dos anos 80

Nesta segunda-feira (23), o canal Samas TV publicou seu terceiro vídeo, intitulado Coisas dos anos 80, cujo nome já entrega o tema nostálgico e curioso da produção. Além do YouTube, as atualizações da equipe podem ser acompanhadas na página Samas no Facebook.

Comentários