Projeto leva conceito dos três poderes aos alunos da rede municipal

26 de junho de 2015

Iniciativa pretende levar representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário para conversas com os estudantes, além de atividades práticas

dsc_0064

Foto e informações da Assessoria PMSMS

O Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura apresentou oficialmente, no dia 17 de junho, projeto a ser aplicado com os alunos do quinto ano das escolas municipais, para desenvolver nas crianças maior entendimento sobre a estrutura do Estado Brasileiro. Em parceria com a Câmara Municipal e o Tribunal de Justiça do Paraná (Comarca de São Mateus do Sul), a iniciativa pretende levar representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Município para conversas com os estudantes e fornecer material didático sobre o tema apropriado à idade.

Segundo o Departamento, a ideia é fazer com que as crianças entendam desde cedo a estrutura do Estado e a função de cada papel exercido nos três poderes. “Isso vai fazer com que saibam futuramente em quem votar, o que cobrar e de quem cobrar seus direitos. Cada aluno vai receber apostilas que vão trazer de forma lúdica e adequada como funciona nossa democracia”, explica o diretor de Cultura do Município, Heliton Lugarini.

Além das atividades em sala de aula, os estudantes poderão realizar atividades práticas, como simulação de júri, na qual cada aluno exercerá uma função, do réu ao juiz. O material referente ao poder Judiciário será a apostila “Cidadania e Justiça Também se Aprendem da Escola”, elaborada pela Associação dos Magistrados Brasileiros e que leva o conceito de Justiça para as escolas brasileiras desde 1993.

A apresentação do projeto para as diretoras e coordenadoras da rede municipal contou ainda com a presença do prefeito, Clóvis Ledur, da secretária municipal de Educação e Cultura, Dinéa Distéfano Wiltenburg, do vereador Luiz Cesar Pabis e do juiz André Olivério Padilha.

Comentários