Profissionais estudam criação de Instituto de História e Geografia em São Mateus do Sul

25 de julho de 2014

Proposta é preservar história do município e propiciar a pesquisa e divulgação de seus trabalhos

793instituto-de-história

Uma reunião realizada na última sexta-feira, 19 de julho, no Centro da Juventude, foi o passo inicial para a criação do Instituto de História e Geografia em São Mateus do Sul. A iniciativa, proposta pelo professor Mário Deina, sugere preservar e valorizar a história local, propiciando pesquisas e ampliando a divulgação dos trabalhos originados na cidade.

Segundo Deina, a ideia começou a florescer há cerca de dois anos, após ele tomar conhecimento sobre o Instituto existente na cidade vizinha de Palmeira, que funciona já há 60 anos, e foi lhe apresentado pela professora e historiadora Vera Lúcia de Oliveira Mayer, presidente da entidade. A proposta abriria a história local para maior discussão e produção de projetos. “A intenção é tornar conhecida a rica história de São Mateus do Sul e conhecer o local em que vivemos”, frisa Deina. Isso poderia possibilitar, segundo foi apresentado, o apoio a pesquisas, auxílio em trabalhos escolares e universitários, ampliação e preservação de um acervo e estímulo à participação de profissionais, estudantes e leigos na promoção de debates e eventos sobre temáticas relacionadas. “Somente a Casa da Memória trata desse aspecto, mas com pouca participação e sem a atenção que se deve”, destaca o professor.

Com a participação de pessoas atuantes na área e demais interessados, a ideia foi lançada. A professora Vera Lúcia, de Palmeira, também se disponibilizou a promover uma oficina sobre a criação e funcionamento do Instituto.

Foto: jornal ACONTECEU

Comentários