Peti efetiva projeto “Dialogando”

19 de setembro de 2014

Iniciativa promove rodas de conversa, dinâmicas, brincadeiras e debates com o intuito de abrir espaço para os alunos expressarem suas opiniões, sentimentos e anseios

DSC08220

No início do ano, quando o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) trabalhava para estimular o silêncio e a ordem, necessários em sala de aula para o desenvolvimento de suas atividades, a equipe percebeu que o momento não era para silenciá-los, mas para abrir espaço para que pudessem expressar seus sentimentos, necessidades, anseios, sonhos e pequenos desejos. Assim surgiu o projeto “Dialogando”, que vem se efetivando e mostrando resultados bastante positivos.

Após a elaboração do projeto e a execução da primeira etapa, formada por roda de conversas, dinâmicas, brincadeiras e debates, se realizou, recentemente, a segunda fase, com a concretização dos pedidos dos alunos. No período matutino, houve um café surpresa, e no vespertino, lanche surpresa, ambos com a presença do prefeito Clóvis Ledur e da primeira-dama Marina Ledur, além de coordenadoras do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Casa Lar, Agência do Trabalhador, psicóloga e assistentes sociais, bombeiros, policiais da Patrulha Escolar, mães e ex-alunos do projeto.

A atividade, segundo o Peti, fortaleceu os vínculos entre alunos e equipe de discentes, que realizou apontamentos e sugestões para que esse projeto se tornasse realidade. “O ambiente foi pensado e organizado de modo agradável e receptivo, tendo como objetivo proporcionar aos alunos momentos e ações significativas, como acolhimento, diálogo, troca de experiências, convivência e valorização de gestos”, explica a equipe do programa, bastante elogiada pela iniciativa. “O que de verdade fez a diferença foi a expressão de felicidade nos pequenos rostos das crianças e adolescentes, e os comentários, que brotaram posteriormente, fatos que gratificam um grupo que trabalha para fazer a diferença em suas vidas”.

Foto: Divulgação

Comentários