O trovador: literatura para os ouvidos

31 de julho de 2015

Em parceria com produtor carioca, escritor local lança histórias fantásticas no formato podcast

 

trovador

 

O escritor são-mateuense Luiz Fernando Riesemberg, autor do livro Grafias Noturnas (Biblioteca 24X7) e do blog Contos Fantásticos (www.riesemberg.com) experimenta agora uma nova forma de explorar a literatura e a maneira como seu público absorve as histórias. Em parceria com o produtor carioca Carlos Augusto Leão, dá início à série de áudios “Trovador – Contos Fantásticos”.

O projeto explora o formato podcast, basicamente programas de rádio que podem ser ouvidos pela internet. Em São Mateus do Sul, a proposta já é trabalhada há alguns meses por um grupo de amigos que deu início ao Cuiacast (cuiacast.com), programas que debatem de forma bem humorada a realidade de São Mateus do Sul e região. O Trovador, por sua vez, trabalha histórias de fantasia, gênero preferido do escritor.

A ideia surgiu quando o produtor carioca se interessou pelos contos de Riesemberg e sugeriu a criação do projeto. No total, foram gravados doze episódios, com a dramatização de mais de 40 contos. Os episódios são seriados, e o trovador do título é um personagem que a série vai envolvendo, com a missão de contar certas histórias, cuja importância também será revelada no decorrer do programa. Segundo a dupla, o projeto tem em suas referências as radionovelas clássicas, como O Sombra, e programas de TV como o Além da Imaginação.

Para o escritor, a adaptação de seus contos o surpreendeu, e esta é uma oportunidade de levar a magia dos livros para outro nível. “Apesar de eu mesmo ter escrito as histórias, é muito diferente ouvi-las, com os efeitos sonoros e a interpretação dos locutores. Sinto como se eu não as conhecesse, e até me emociono quando as ouço”, conta. O feito é cortesia do produtor, que gravou e editou toda a série em seus estúdios no Rio de Janeiro. “É um produto de muita qualidade, realizado por excelentes profissionais. A voz que pode ser ouvida na abertura, por exemplo, é do locutor Márcio Seixas, dublador de personagens como Batman e do Spock, entre outros. O projeto também conta a música tema composta pelo músico e produtor Simon Charrier”, conta Leão.

A estreia da série será em outubro, com o lançamento de um episódio por semana, mas o piloto já está disponível e pode ser ouvido gratuitamente no site oficial do projeto – http://trovador.contosfantasticos.com.br/

 

Sem-título-2Projeto é do escritor Luiz Fernando Riesemberg e do produtor Carlos Augusto Leão (fotos: arquivo pessoal)

Comentários