Município prestigia Bênção de Alimentos no Bosque do Papa, em Curitiba

10 de abril de 2015

Representante da Braspol e Fundação Cultural marcou presença em encontro típico polonês, realizado no Sábado de Aleluia

11102891_735243619931197_2243459785822529486_n

Celebração envolveu fiéis durante toda a tarde, com diversas atividades (foto: José Carlos Janoski)

 

A Bênção dos Alimentos, uma das mais tradicionais festividades de Páscoa da comunidade polonesa do Paraná, aconteceu no último Sábado de Aleluia (4). A Swieconka, como é chamada em polonês, ocorreu no Bosque do Papa, em Curitiba, reunindo representantes da cultura, como o Consulado Geral da Polônia em Curitiba, Missão Católica do Brasil, Braspol Nacional, Fundação Cultural de Curitiba e Fundação Cultural de São Mateus do Sul, na presença de José Carlos Janoski, também membro do núcleo local da Braspol.

O encontro envolve a bênção de cestas de alimentos decoradas, que são levadas pelos fiéis e vão fazer parte da mesa de Páscoa. Ainda, durante todo o dia, quiosques ofereceram artigos e alimentos típicos. As atrações artísticas começam às 14h, com apresentações de corais e dos grupos folclóricos Raices de Bolívia, Centro Espanhol do Paraná, Alma Lusa e Wisla, e exposição de pisankas, os ovos decorados. A Bênção dos Alimentos, seguida de paraliturgia oficiada pelo padre Zdzislaw Malczewski, aconteceu às 16h30.

Para Janoski, a Swieconka representa um dos costumes que mais representam as raízes da fé polonesa. “A Bênção dos Alimentos preserva a cultura e as raízes religiosas e ajuda a despertar as tradições nos mais jovens”.

Comentários