Ministério Público promove a cidadania em série de palestras com estudantes

28 de outubro de 2016

Encontro com os jovens faz parte do projeto Geração Atitude, ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção

 

dsc_0150Fotos: jornal ACONTECEU

 

Ao longo desta semana, estudantes do Ensino Médio de algumas instituições de ensino de São Mateus do Sul receberam os promotores de Justiça Elaine Palazzo Ayres, Almir Carreiro Jorge Santos e João Eduardo Antunes Mirais para uma série de palestras, que visaram apoiar a formação cidadã, promovendo a cidadania, a participação social e o protagonismo juvenil. Os encontros integram o projeto Geração Atitude, do Ministério Público do Paraná, ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção.

As palestras foram realizadas entre segunda e quarta-feira (24 a 26 de outubro), no Colégio Estadual Duque de Caxias, Colégio Estadual São Mateus e Colégio Estadual Professora Orlanda Distéfani Santos, possibilitando levar informações e despertar o interesse dos jovens para temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente, funcionamento do Ministério Público, dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, entre outros.

Para os promotores, a expectativa é que esses jovens possam se tornar agentes transformadores da realidade, participando das discussões envolvendo sua escola, bairro e cidade, por exemplo. “É fundamental despertar o interesse dos jovens no exercício da cidadania, na participação política, social, para eles tenham consciência de que podem contribuir”, destaca Elaine. “É um viés importante para aliar o discurso à prática. Vemos indignados os grandes casos de corrupção nos noticiários, mais é importante lembrar que isso também está presente no nosso dia a dia”, argumenta Almir.

A conversa dinâmica envolveu os estudantes, que colocaram também em discussão suas dúvidas e questões vivenciadas no seu dia a dia. “Esse interesse mostrou que os encontros surtiram efeito. Que esses estudantes compreendem como é importante se informar e formar sua opinião de maneira consciente”, aponta João Eduardo.

 

Movimento Paraná Sem Corrupção

O Movimento Paraná Sem Corrupção visa a articulação da sociedade contra a corrupção. A iniciativa surgiu em 2012, incentivada pelo Ministério Público do Paraná, com o propósito de promover o combate à corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em princípios éticos, na participação social e no exercício pleno da cidadania.

 

Comentários