Mês Polonês ressalta orgulho polaco

05 de agosto de 2016

24ª Tradycje Polskie traz série de atrações para valorizar a cultura e as tradições do povo que fez surgir São Mateus do Sul

 

DSC_8706Foto: jornal ACONTECEU

 

O som do violino colocando em sequência os Hinos Brasileiro e Polonês ecoou característico, na manhã da última segunda-feira (1º), para anunciar a chegada de um mês especial para a cultura polônica. Agosto é tempo de celebrar a colonização polonesa em São Mateus do Sul, com a 24ª Tradycje Polskie.

A abertura do Mês Polonês, em frente à Prefeitura, foi discreta, marcando civicamente o passo inicial para a programação que objetiva valorizar o povo que deu início ao município e avivar as tradições. À frente das bandeiras hasteadas do Paraná, do Brasil e da Polônia, estiveram o presidente da Braspol Núcleo de São Mateus do Sul, Sandro Zimny Vitonski, o vice-presidente Damazio Wroblewski, e o prefeito Clovis Ledur, além de alguns secretários, vereadores, funcionários públicos, braspolinos e do músico Oswaldo Rodrigues de Jesus Filho.

“Precisamos manter viva nossa história, sem esquecer do sofrimento vivido pelos imigrantes, que conseguiram superar os desafios e construir uma história, uma bela cidade”, discursou o prefeito, ressaltando também o trabalho das pessoas que atuam para manter viva essa cultura, lembrando em especial de Francisco Caminski, falecido este ano.

O presidente da Braspol local disse que o fato de o município ser reconhecido como a capital da cultura polonesa no Paraná é mais do que uma atribuição, mas um sentimento de pertencimento relacionado com a identidade cultural, preservada com ações como esta. “Buscamos preservar, divulgar e desenvolver costumes e tradições comprometidos com a nossa identidade, agregando valores e difundindo nosso acervo cultural”, enfatizou Sandro, declarando aberta a 24ª Tradycje Polskie.

 

Programação

A 24ª Tradycje Polskie tem na programação baile, festas, palestras e noite cultural. A próxima atração é o baile com escolha da Rainha e Princesas da Imigração, na Associação Cultural Polônica Marcelo Janowski (Cepom), na Colônia Iguaçu. O concurso conta com seis candidatas, e o baile terá animação do Grupo Gaideski & Cia, além de apresentação do Grupo Folclórico Mazury, de Mallet. As mesas estão sendo vendidas na Maxi Leonigia (3532 1642).

O Mês Polonês também é alusivo aos 25 anos da Braspol São Mateus do Sul e conta com diversos apoiadores, como a Apae, comunidade da Vila Americana, Cepom, Coral Cantata, Prefeitura Municipal – Departamento de Cultura, Consulado Geral da República da Polônia, comunidade da Água Branca e Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Częstochowa. Além de convidar para os eventos, a organização também incentiva que a comunidade utilize as cores vermelho e branco para decorar suas janelas e vitrines, aderindo ao momento festivo.

 

Dia 6/8 – sábado
Baile com escolha da Rainha e Princesas da Imigração
22h – Cepom – Colônia Iguaçu

Dia 7/8 – domingo
10ª Festa da Boa Colheita
9h – Paróquia N. S. Aparecida e Częstochowa – Vila Nepomuceno

Dia 13/8 – sábado
Palestra com Gerson Souza – “O papel da fé na imigração polonesa em São Mateus do Sul”
19h30 – Salão Nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias.

Dia 25/8 – quinta
Palestra com Marek Makowski – “Polônia Contemporânea“
19h30 – Salão Nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias.

Dia 28/8 – domingo
Festa de Częstochowa Parańska – Água Branca
9h – Comunidade de Água Branca

Dia 30/8 terça
Noite Cultural
19h – Espaço Cultural do Cepe | Rua Manoel Cunha Bittencourt, 2100
Encerramento da 24ª Tradycje Polskie

Peregrinação do Ícone de Częstochowa
Entre os dias 22/7 e 28/8 ocorre a peregrinação do Ícone de N. S. de Częstochowa nas comunidades do município.

 

Candidatas a Rainha e Princesas da Imigração

Thalia Pauluk Stampinhaki, Maria Eduarda Wansuachk, Isabela Trawinski Popenda, Andrieli Stanski, Amanda Vitonski e Emily Maria Nepomuceno de Almeida (fotos: Tec Color)

Comentários