Livro sobre erva-mate divulga e estimula o cultivo na região

30 de janeiro de 2015

Publicação foi encomendada pelo Núcleo Sindical Rural dos Campos Gerais ao historiador triunfense Celso Kasprzak

livro-erva-mate

o Sindical Rural dos Campos Gerais abraçada pelo historiador triunfense Celso Kasprzak gerou um trabalho com a cara da região, que tem na erva-mate a base do seu desenvolvimento, economia e história, e cujo cultivo ainda é importante para muitos produtores. A fim de divulgar e estimular a produção da cultura, foi lançado o livro “Erva-Mate – Resgate histórico e perspectiva atual”.

A publicação foi impressa no final de 2014 e espalhada por prefeituras, câmaras, bibliotecas e sindicatos da região ervateira do Estado. Segundo o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, que assina o prefácio do livro, a obra vem em um bom momento e valoriza o produto. “Esta obra contém história, curiosidades e usos desta fantástica planta. Certamente a sua difusão vai ajudar a desenvolver a economia ervateira e o grande número de pessoas a ela ligadas”.

Para o autor, que dedicou meses na pesquisa do tema, o conteúdo evidencia a importância da erva-mate para a região e resgata detalhes que os interessados pelo tema vão se identificar, além de servir de base bibliográfica para novos trabalhos. “O livro destaca a importância do nosso ‘ouro verde’, no contexto histórico não só da região ervateira, bem como do Estado do Paraná, também por ser a erva-mate uma das protagonistas do progresso que se faz a cada dia”, destaca.

Novo projeto

Kasprzak, autor também de outros três livros de pensamentos, adianta que lançará uma nova publicação, também voltada para o resgate e valorização de uma região, mais especificamente de São João do Triunfo, sua terra natal, que completará 125 anos de emancipação política no dia 15 de fevereiro. A obra intitulada “Minha terra, meu Triunfo” será lançada em algumas semanas.

Imagem: Divulgação

Comentários